TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCAR, CUIDAR, EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Escolar: BRINCAR, CUIDAR, EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  1.782 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli

Para iniciarmos este texto, precisamos considerar as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB Nº 1, de 07/04/1999), que institui que o educar e o cuidar devem caminhar juntos. A respeito disto, Lira e Rubio (2014) afirma que professores devem considerar a importância da indissociabilidade das ações de cuidar, educar, e brincar, como bases para a promoção de ações pedagógicas baseadas no desenvolvimento da criança, respeitando as peculiaridades de cada uma e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas. Desta maneira, é preciso refletir como educar, cuidar e brincar, na Educação Infantil contribui efetivamente para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e sociais da criança.

Nas palavras de Craid e Karcher (2001), o ato de educar está intimamente relacionado ao ato de cuidar. Assim, os profissionais que trabalham com os pequenos devem tomar precações para que suas práticas não se transformem em ações mecanizadas, guiadas por regras. O cuidar e o educar são duas práticas que devem caminhar de maneira indissociável, possibilitando, portanto que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e autonomia da criança. O cuidar envolve maior habilidade para se criar situações que possam melhor aprimorar as funções cognitivas, psicomotoras e sócio-afetivas de cada criança. Cuidar exige estarmos prevenidos para qualquer imprevisto que possa vir a acontecer com as crianças, pois ele se apresenta de forma ampla, onde as necessidades infantis sejam o foco principal, de maneira que leve a promover o desenvolvimento de suas capacidades (SANTOS, 1999).

A formação do educador é fundamental para a boa sustentação da tríade; educar, cuidar e brincar. Tal formação deve estar baseada na concepção de que se deve buscar a superação da dicotomia educação/assistência, em benefício do real objetivo da educação infantil que é educação e cuidado (WEISS, 2012). Cuidar de crianças dentro de um contexto educativo requer uma ação conjunta dentre os vários campos de conhecimento, bem como se faz necessária a cooperação de profissionais das diferentes áreas (SANTOS, 1999).

Outro ponto a ser compreendido é que a infância é a fase das brincadeiras.

Por meio delas é que a criança satisfaz suas necessidades e se insere na realidade, se expressando, construindo, ordenando, desorganizando ou mudando seu parâmetro de mundo. O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real (WEISS, 2012, p. 75).

É através das descobertas e da criatividade que a criança se expressa, analisa, critica e ainda transforma a realidade. Se bem aplicada e compreendida a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino. Sobre isto, ponderam Lira & Rubio, (2014, p.25):

Considerando que o brincar enquanto primeira forma de cultura, enquanto atividade biológica essencial e espontânea da criança, sempre esteve presente em seu cotidiano [...]. O educador precisa criar espaços e tempos que permitam a realização de jogos, brincadeiras, instituindo estratégias que permitam a promoção e evolução integral da criança.

Concluímos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com