TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Educar e Cuidar na Educação Infantil

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Educar e cuidar na Educação Infantil não se Separa. (Fatima Albuquerque).

Toda criança possui necessidades físicas e psicológicas, as quais precisarão ser desenvolvidas e estimuladas de acordo com sua faixa etária. Muitos pais acreditam que seus filhos, por estarem na fase inicial da sua vida, estão inseridos no ambiente escolar apenas para receberem cuidados, tais como amamentação, troca, alimentação e banho. Porém a instituição vai, além disso, juntamente com o cuidado existe a educação pela qual as crianças são estimuladas a desenvolverem novos conhecimentos psicológicos, motores, afetivos, sociais, visuais, auditivos, táteis, entre outros.

O professor possui um amplo papel em sala de aula, mas o principal é que esse não faça os deveres dos alunos, e sim que estimule sua autonomia, respeitando o individuo como único compreendendo que cada aluno possui seu determinado tempo. Alguns anos atrás se acreditava que a educação era realizada apenas em sala de aula através de conteúdos programáticos curriculares, atualmente esta ideia vem mudando, algumas escolas incentivam outras formas de educar, em ambientes diversificados, pois o individuo possui uma forte influencia de seu meio. Para que a criança possa aprender faz-se necessário que o professor propicie novas oportunidades.

Para uma boa educação o país e a escola devem trabalhar juntos.  Se falando de criança existem inúmeras responsabilidades algumas pertencentes aos pais, outras à escola, “Aos pais cabe à responsabilidade em promover a educação, a saúde, o lazer e os valores familiares, visando o bom desenvolvimento social do seu filho”, a responsabilidade dos professores está em garantir a aprendizagem dos alunos, a partir de sua prática, objetivando o seu sucesso escolar o papel do professor é conduzir o progresso de ensino e aprendizagem dos alunos.

Para que este desenvolvimento torne-se eficaz, é imprescindível que os pais estejam presentes no ambiente escolar, pois ambos possuem uma forte ligação com a criança, sendo pai e filho ou professor e aluno, tornando-se uma tríade. Através desta ligação da família com a escola, os pais passam a compreender melhor os objetivos da escola e o andar do desenvolvimento das crianças. Com efeito, é notória a necessidade da inclusão da família na questão cuidar e educar, pois ambas fazem parte de um grande contexto, ao qual sem a união dos fatores pais e professores, como efetivos educadores, trarão um resultado significativo à criança em seu desenvolvimento humano e assim estimulado em múltiplas inteligências, por meio do dialogo e da participação em conjunto dos fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com