TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender para educar: Educação Infantil e Fundamental

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                            BARBARA F. FERNANDES                   RA: 2504098467

FERNANDA S. RAMOS MOSQUIAR  RA: 4997012906

     PAMELA PINHEIRO CARON                RA: 49970113704

TALITA BORGES DA SILVA               RA: 2316366778

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL.

PROFESSORA: ELIANE LUCY MARELINO

CAMPINAS

2013.

Compreender, para educar: Educação Infantil e Fundamental.

Atualmente vivemos em uma sociedade que entende a infância como uma fase importante para a formação das gerações futuras, acreditando na importância do brincar e do desenvolvimento do indivíduo respeitando seu tempo e espaço. Para alguns autores, a criança é como um ser que precisa ser moldado, porém é um espírito livre. Entretanto há algum tempo estas eram vistas como adultos em miniatura e essa concepção eram representados através de pinturas onde estavam vestidas como adultos. Com a ascensão do capitalismo a criança passa a ser valorizada a fim de assegurar o futuro da civilização.

O trabalho desenvolvido na educação infantil valoriza o direito de ser criança, o direito de brincar, experimentar, e aprender de forma lúdica e mais sistematizada. Portanto, “educar” implica também em propiciar situações de brincadeiras e aprendizagens mediadas e de forma integrada que possam somar para o desenvolvimento das capacidades de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação. Envolve também o respeito, confiança, e o acesso, aos conhecimentos da realidade social e cultural. O Cuidar implica em ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a desenvolver capacidades cada uma em seu tempo.

O currículo elaborado para atender às necessidades do aluno da educação infantil se baseia na preparação dessa criança para a vida pessoal que ajuda na construção da identidade e autonomia e social como as diferentes formas de linguagem, artes, música, conhecimento da natureza e sociedade entre outras.

No dia 06/02/2006 o Presidente da República sancionou a Lei nº 11.274 que regulamenta o ensino fundamental de 9 anos. No Ensino Fundamental de nove anos, o objetivo é assegurar a toda criança um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. (Fonte de informação: Ministério da Educação e Cultura)

Contudo o êxito no processo de aprendizagem depende também de uma pedagogia de projetos e atividades que possam ser desenvolvidas com significado em relação com a vida prática e experiência dos alunos. No entanto, não se trata de transferir para as crianças de seis anos atividades primeira série, e sim conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos em um Ensino Fundamental de nove anos, considerando o perfil de seus alunos. Está claro que a maior aprendizagem não depende do tempo de permanência na escola, mas sim do que será trabalhando durante este tempo. No entanto, essa parceria deve contribuir para que os alunos aprendam mais.

Questões a serem respondidas pelo grupo:

Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

R: Ensino Fundamental – Anos Iniciais, compreende as idades 6 a 10 anos etapa na qual estão incluídos os alunos de seis anos, no primeiro ano.

Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

R: De acordo com a resolução nº 3 de 03/08/2005, a faixa etária prevista para Educação Infantil é de 05 anos, sabendo que a data limite para implantar Ensino Fundamental de nove anos findou-se em 2010. No entanto escolas de Educação Infantil podem receber as crianças, caso as unidades escolares ainda estejam se adaptando as novas normas, contudo deve estar regularmente matriculada numa unidade de Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com