TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA UMA MANEIRA DE DIVERTIR E APRENDER.

Ensaios: BRINQUEDOTECA UMA MANEIRA DE DIVERTIR E APRENDER.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

BRINQUEDOTECA UMA MANEIRA DE DIVERTIR E APRENDER.

Apesar dos avanços tecnológicos e a modernidade, a educação ainda não ultrapassou a mecanização do saber, com incentivo a separação do trabalho e concorrência obstinada para atender a procura econômica e capitalista do mercado, em prejuízo da formação humana para o mundo do trabalho. Com isso, os cidadãos aparendão-se em servidão voluntária, mecanizada, culminando na exclusão, da formação lúdica, do brincar, do divertimento, da imaginação, que são impriscindiveis para a saúde física, emocional e intelectual das pessoas.

A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história traçada por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional. O brincar sofreu metamorfose no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a criação do ser humano.

Podemos então ressaltar, a importância da Brinquedoteca no meio educacional como espaço que oportuna vários estímulos e desenvolve aspectos sócias, culturais cognitivos, físicos e emocionais num momento tão definitivo como a infância, pois é nesta fase que surge o desenvolvimento agradável e consciente do educando, o que permite desenvolver suas capacidades de forma global.

“A Brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)”.

Consideremos a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como espaço recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com alento divergente para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Confiamos que devemos vê-la como ambiente transformador, onde se liberta a satisfação de brincar no contexto histórico-social e cultural da criança.

Os adultos querem que a criança se socialize que aprenda que se desenvolva, que seja equilibrada e responsável, que preste atenção no que está fazendo, que se acostume a trabalhar. Mas, não é tudo isso que uma criança faz quando está brincando? O brincar é o momento da verdade da criança. Eis porque a Brinquedoteca é tão importante.

No dia de hoje, existem muitos debates sobre a ludicidade com termos convenientes ou desfavoráveis á pratica do brincar no meio escolar. Entretanto, apesar de sua prática limitada nos espaços escolares, os educadores reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como algo essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com educação de qualidade.

“Brinquedoteca, espaço criado para favorecer a brincadeira.

(“CUNHA, 2001)”.

O brincar faz parte e interfere no crescimento das crianças, e progressivamente, estudiosos de várias áreas, vê a importância do brincar para o crescimento global das mesmas. Por isso a presença da Brinquedoteca no ambiente escolar não deveria ser uma alternativa, ou apenas uma opção a ser utilizada, mas deveria ser um espaço obrigatório nas escolas, em todos os níveis de ensino, assim ajudava todos envolvidos no processo de aprendizagem, já que brincar e direito de todos.

A sobrecarga de funções na infância consolida precocemente a maturação dos “pequeninos”, devido ao acúmulo de responsabilidades geradas pelos pais e sociedade, elegendo prioridades consideradas por eles mais importantes que o brincar, como: informática, aulas de línguas, cursos de músicas, entre outros. Não desmerecendo os benefícios destas atividades citadas, mas, não permitir um momento de sua vida cotidiana para brincadeiras lúdicas na infância impede a liberação de energias acumuladas e tensões, que levam as crianças a apresentar problemas de saúde relacionados ao estresse por sobrecarga de tarefas.

Cabe então, uma reflexão dos educadores na atualidade, sobre o resgate da Brinquedoteca enquanto lugar da criança para a brincadeira, exercida com liberdade e espontaneidade essencial e inerente ao ser humano. Complementa-se que, na sociedade atual as pessoas precisam exercer sua capacidade para o lúdico, e a Brinquedoteca poderia ser o ambiente ideal para estimular o prazer de brincar e a ludicidade. No ambiente da Brinquedoteca, o brincar completas várias necessidades da criança, tais como: expressar, comunicar, tornar diferente, desenvolver, aprender e está atuando com subjetividade em cada dia na escola, na comunidade e no seu costume. A frente desta decisão torna-se o começo de repercutir a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagem, examinando no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não imediata e desprevenido dos propósitos do professor. Ressaltamos que para construir uma Brinquedoteca devem ser definido e analisando vários meios, como: a comunidade que vai ser atendida, aonde vai ser construída, a localidade, o acesso, tudo isso deve ser observado para não ter nenhum dano.

É de suma importância que independe do tipo de Brinquedoteca que se pretende formar, deve se observar a organização dos espaços e com tipos de brinquedos que serão disponibilizados para as crianças brincarem, pois o espaço e a situação dos brinquedos devem favorecer o livre acesso da criança, e os brinquedos devem oferecer segurança, e também chamar a atenção oferecendo uma real convocação para brincar. O ambiente deve ser criativo, colorido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com