TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

O PRATICANTE DO BULLYING

[pic 1]

Os praticantes desses atos de violência muitas vezes são pessoas manipuladores, mentirosos e ameaçadores; geralmente já vítimas do bullying, em outros casos foram estimuladas no ambiente familiar, quem nunca escutou aquela frase ‘’ Se ele (a) bater em você e você chegar em casa chorando, você vai apanhar de novo’’ ou aquela ‘’ Se você levar um tapa revide ‘’ são esses tipos de declarações que virmos freqüentemente na sociedade; no entanto gera várias discussões atualmente.

Os indivíduos costumam andar sempre em grupos o que dá o titulo de ‘’populares’’ no ambiente que atuam, gostam de zombar, difamar e ameaçar colegas no meio escolar; os meninos usam da sua força para amedrontar colegas mais frágeis, as meninas costumam criar fofocas, intrigas e excluir as colegas do grupo de amigas.

As vítimas transforman-se em adultos inseguros, com uma auto-estima mais pobre e uma tendência maior para entrar em estados depressivos. Algumas vítimas acabam no suicídio, enquanto outras se tornam, elas próprias, em pessoas violentas. Os agressores, através das relações muito específicas que mantêm e aprendem como a falta de respeito pelas regras e normas de convivência social, acabam por entrar numa vida de pré-delinquência, envolvendo-se mais tarde em problemas de conduta, com a droga, alcoolismo, crimes, terminando muitas vezes na cadeia (Olweus, 1993a, Olweus 1993b, Marques et al.,2001).

BULLYING E O MEIO FAMILIAR/ESCOLAR

[pic 2]

Ter o habito de conversar, mostrar soluções de problemas, ser amigos dos filhos; é alguns dos comportamentos que podem ajudar quando eles tiverem passando por alguma situação de bullying. É importante lembrar que a ajuda dos profissionais de saúde é necessária para que os ‘’filhos’’ possam superar problemas que acarretaram sendo vitimas do bullying.

É comum pais que acharem que tudo isso não passa de um probleminha entre colegas, às vezes o problema já se tornou um ‘’grande problema’’, no entanto é importante lembrar-nos sempre aos filhos: os pais sempre serão sua maior confiança.

[pic 3]

É importante ensinar valores como: ética e moral, solidariedade e que as coisas boas de casas a levamos pro meio escolar. A interação entre escola e pais é de extrema importância, pois o bullying acontece sempre dentro do ambiente escolar.

Neto (2006) relata que a escola deve ouvir e dar atenção as reclamações e depoimentos e denuncias dos alunos quando estas se referem a violência. Além disso, a escola deve fazer um registro de toda e qualquer reclamação identificando os agressores e vítimas do fato.

http://causasperdidas.literatortura.com/2014/03/18/bullying-os-perversos-somos-nos/ 

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10169/1/Um%20estudo%20sobre%20o%20bullyingEDUCERE2009.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (550.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com