TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CD031 Desenho Geométrico I

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA

cd031 – desenho geométrico i

JULHO 2013


  1. Pesquise sobre 4 aplicações do lugar geométrico “arco capaz”. Faça as construções de exemplos destas aplicações encontradas.
  • 1ª Aplicação: localização.

Exemplo: Uma jovem, comprando alguns livros em uma loja, aguarda ser encontrada, por seus colegas. Para isso, envia mensagem de texto pelo seu celular: “De onde estou posso ver a lanchonete(L) e a área de lazer (AL) sob um ângulo de 75° e que vejo segundo um ângulo de medida 40° a lanchonete(L) e a entrada do Shopping(S). Localize o lugar onde a jovem se encontra.

Ver Construção 01.

  • 2ª Aplicação: Criação de logotipos.

Exemplo: “Para criar certos logotipos, que são marcas visuais de empresas ou instituições, às vezes é preciso utilizar o conceito de arco capaz.”.

Ver Construção 02.

  • 3ª Aplicação: Construção de triângulos.

Exemplo: “Construa o Triângulo ABC, dadas a medida de AB (c = 40 mm), a medida de AC (b = 20 mm) e a medida do ângulo oposto a AB (α = 60°)”.

Ver Construção 03.


  • 4ª Aplicação: Determinação do campo de visão.

Exemplo: “Imaginem um local, um teatro, por exemplo, como poderíamos dispor as cadeiras da plateia, de forma que todos os assentos tenham o mesmo campo de visão do palco? Visualizando o palco como o nosso segmento “AB”, o local onde todos os assentos teriam o mesmo campo de visão em relação ao palco seria o arco capaz daquele segmento”.

Ver Construção 04.

  1. Pesquise sobre 4 aplicações da construção “média geométrica”. Faça as construções de exemplos destas aplicações encontradas.

Construções 05 a 08

  1. Pesquise sobre uma aplicação da construção de “retificação de circunferência”. Faça a construção de um exemplo desta aplicação.
  • Aplicação: Trilho de rolamento de polias.

Exemplo: Determine o comprimento do trilho para que a polia de raio 2 cm role, sem escorregar, dando duas voltas completas.

Ver Construção 09.

  1. Faça uma construção que envolva a transformação de um polígono qualquer (irregular mesmo) em um triângulo equivalente (ou seja, o triângulo com a mesma área do polígono). Faça construções de 2 exemplos desta transformação.

Ver Construções 10 e 11.

  1. Pesquise sobre 2 construções com régua e compasso para obter o lado do polígono que divide uma circunferência em 17 partes iguais (o heptadecágono regular). Faça as construções encontradas.

Ver construções 12 e 13.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com