TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE

Por:   •  5/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

        [pic 1][pic 2]

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE

Aline Nobre Silva

EXERCÍCIO:

Belém-Pará

2019[pic 3]

ALINE NOBRE SILVA

MARIA ELENA SEGTOWICK

A APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NAS ORGANIZAÇÕES ATUAIS

 

Trabalho de terceira avaliação, apresentado a UEPA, como parte das exigências para obtenção da aprovação na matéria de Informática Aplicada ao Secretariado I

Orientador: prof. Jamir Alexandre

Belém-Pará

2019[pic 4]

  • Exercício do 1 capítulo – SOCIOLOGIA: UMA CIÊNCIA DA SOCIEDADE
  1. O que faz com que o conhecimento científico seja diferente de outras espécies de conhecimento?

R – Devido ao fato de a ciência ter como finalidade explicar a realidade com base em observações sistemáticas dos fatos. Portanto a mesma se difere da filosofia, por se basear em suas explicações e princípios gerais, especulativos e até mesmo em observações casuais em fatos.

  1. Em que a Sociologia difere da Filosofia Social?

R – O que difere é que diferente da Filosofia, a Sociologia não emite juízo de valores, nessa ´parte de especulações baseadas na observação casual, ou seja, por meio do conhecimento científico.

  1. Qual o papel da dedução na investigação cientifica?

R – A dedução entra na investigação científica quando se trata de áreas pouco ou nada investigadas, nas quais não é possível avançar senão através de hipóteses formuladas dedutivamente. Outrossim, pois a dedução é o resultado do conhecimento científico.

  1. Por que a ciência não pode ser exclusivamente indutiva?

R – Pois, de outro modo a ciência não poderia avançar. Além do mais não existe percepção bruta. Ao contrário, a percepção se dá sempre através de ideias prévias que a orientam. Ademais, a ciência não possui todas as respostas para induzir o conhecimento, por essa razão precisa ser dedutiva, abrangendo os campos que ainda não foram descobertas.

 

  1. Por que podemos afirmar que não é possível a apreensão imediata dos fatos observáveis?

R – Porque a percepção sempre se dá através de ideias prévias. Logo, não é possível a apreensão imediata dos fatos. Pois há sempre uma construção prévia, por meio de fatos, ideias etc.

  1. Por que se admite que os sociólogos devem procurar ter consciência dos seus valores?

R – Pois se o sociólogo é motivado pelo conhecimento que possui a respeito da sociedade para engajar-se na ação política, este engajamento representa antes um direito que ele possui como cidadão do que uma obrigação como sociólogo. Assim como, não permite a influência desses valores, pois, caso aconteça, essa análise pode se tornar tendenciosa.

  1. Quais as relações entre História e Sociologia?

R – A história é imprescindível na compreensão da organização social, totalmente ligada a sociedade. Todos os fenômenos sociais que conhecemos, possui um contexto histórico. Dessa forma, a Sociologia e a História possuem mais em comum do que imaginamos, pois a compreensão em profundidade dos fenômenos sociais demanda a conjunção de todas as ciências, razão pela qual são independentes em suas interpretações, no que diz respeito à sociologia, altamente interagida com os fatos históricos.

  1. Se existe uma ciência especifica dos fenômenos econômicos, como se justifica que os sociólogos também possam estudar esses mesmos fenômenos?

R – A Sociologia também se ocupa do estudo dos fenômenos, mas numa visão sumário, não estudando os processos econômicos, e sim, as condições sociais que eles ocorrem e suas influências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com