TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NECESSÁRIAS AO GESTOR PÚBLICO CONTEMPORÂNEO

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GERLENE BEZERRA CAMPOS

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NECESSÁRIAS AO

GESTOR PÚBLICO CONTEMPORÂNEO

SENADOR POMPEU

2015

RESUMO

         Na verdade a administração pública sofre criticas há séculos no que se refere a ineficácia dos serviços públicos. Desse modo, entende-se que o alcance da eficiência e da eficácia nos serviços públicos passa obrigatoriamente pelo mapeamento e desenvolvimento das competências gerencias do gestor público.

        Segundo Autores como Souza (1994) asseveram que mudanças significativas no setor público ocorrem por meio das chamadas reformas ou modernizações administrativas. Tais mudanças organizacionais relacionam ao processo decisório e se desenvolvem a partir de duas perspectivas que devem ser complementares - de um lado a alteração na estrutura organizacional e de outro as modificações de cunho comportamental.

“Para Souza (1994, p. 33) as reformas administrativas no Setor Público no Brasil não consideram os comportamentos humanos no planejamento da mudança.”

 Percebe-se também que o processo de gestão de pessoas por competências tem sido empregado nas organizações como importante ferramenta para incentivar caminhos alternativos de soluções que agreguem valor aos produtos e/ou serviços prestados. Muitas vezes os donos de empresas preferem fazerem contratos com terceirizadas de que mesmo com o empregado, isso de certa forma dificulta a vida do empregado por questões de direitos entre outras regalias e direitos.

Isto significa dizer que na sociedade do conhecimento e da informação não basta à posse dos saberes disciplinares, ou técnico-profissionais (qualificação formal, conhecimento formal), mas a capacidade de mobilizá-los para resolver e enfrentar os imprevistos nas situações de trabalho. Desta forma, assumem relevância, as qualificações tácitas ou sociais e a subjetividade do trabalhador, componentes não organizados da formação que incluem habilidades cognitivas e comportamentais.

Com isso conclui-se que este texto possa contribuir para um entendimento maior sobre o perfil desejado para o gestor da área pública, e, neste sentido, para a importância de se criar um instrumento de diagnóstico das necessidades de capacitação deste profissional para o alcance do alinhamento entre missão, estratégia institucional e a gestão de pessoas, bem como a integração entre os subsistemas de recursos humanos na gestão pública e assim, o atingimento da eficácia na prestação de serviços públicos à sociedade. E que de modo geral, e, de acordo com os autores, existe uma necessidade emergente de mudança do perfil da administração pública no país. Para tanto, as reformas incluem necessariamente uma mudança no perfil do gestor público para atender aos desafios que lhes são impostos.

São ainda grandes problemas, as desigualdades econômicas e sociais, a diversidade, a adoção de uma boa governança, a erosão da confiança, dentre outros. Para enfrentar estes desafios que lhe são colocados o autor sugere que o gestor público desenvolva habilidades de liderança para o desempenho eficaz de suas atividades.

.

REFERENCIAS

SOUZA, Wertson Brasil de. Interesse Público e resistência à mudança: Estudo de casos em uma Secretaria de Estado. 1994. 211p. Dissertação (Mestrado) - Centro de Pesquisa e Estudos em Administração, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com