TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORPO, MOVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CORPO, MOVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE.

A criança e suas capacidades motoras, linguagem e habilidades manuais.

UNIDADE II.  APII

Novembro de 2015

São Francisco do Pará – PA

Um bebê tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo?

Muito já se sabe, sobre o desenvolvimento da criança, porém, ainda temos muito a aprender. Em nossos estudos aprendemos que o desenvolvimento se dá através de três etapas: Maturação, desenvolvimento e aprendizagem.

Na Maturação foi observado que ocorrem mudanças durante a evolução da criança, esta Maturação está diretamente ligada a quantidade de mudança pelas quais a criança passa, dentro dos aspectos, biológicos físicos e evolutivos.

Já no Desenvolvimento, trata-se do descobrimento das capacidades de cada criança, linguagem, fala, raciocínio, memoria, estima e etc... é nessa fase que essas capacidades se formam e se ampliam. A Criança busca sua autonomia e a sua independência em relação aos adultos.

Na Aprendizagem a criança incorpora ao seu desenvolvimento, habilidades e conhecimentos adquiridos junto ao meio em que vive, trazendo para si valores relacionados a cultura e sociedade influente.

Baseado nas três fases do desenvolvimento poderia dizer que sim, o bebê tem plena condição intelectual para explorar seu próprio corpo, pois, no momento que o bebê começa a passar pelas mudanças evolucionárias, ele se descobre através de sua sensibilidade, da visão, reconhecendo objetos e querendo toca-los, assim ele começa a explorar seu  corpo, também através de incentivos visuais, auditivos, afetivos como por exemplo:  quando sua mãe começa a estimular reações, como falando palavras carinhosas, beijando, fazendo gracinhas, etc... Assim o bebê busca formas de retribuir esses incentivos, esboçando sorrisos, tocando na face de sua mãe, também podendo reagir de forma contraria quando o próprio bebê não consegue identificar tais estímulos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com