TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORPO MOVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 3

Acredito que um bebê tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo pois, ao nascer por exemplo notamos que ao sentir fome ele chora para demonstrar que necessita de algo, no caso ser amamentado pelo leite materno. O bebê por seu próprio instinto procura o seio e caso não receba leva as mãos até a boca e começa chupa-la. Com suas próprias experiências logo no início de vida aprende que se chorar terá o que quer, seja a fraldinha suja pois, o incomoda, seja fome, ou a hora do banho que passou do horário de costume. Claro que há exceções pois, há mães que não cedem ao choro do bebê porém, há outras formas para o bebê demonstrar que está precisando de algum tipo de atenção seja até mesmo quando fica agitado. Claro que quando o bebê recebe estímulos, evolui mais rápido. Durante o banho, o tocar entre o bebê e o adulto ele passa a sentir, e a procurar sensações que lhe dá prazer como o caso da massagem ou mesmo o carinho. O bebê aprende e nota através do falar, tom de voz e se a pessoa está calma lhe transmite tranquilidade, se a pessoa estiver nervosa pode transmitir de forma que o deixe agitado ou choroso. Também podendo explorar através dos da estimulação do canto de um adulto o que nos primeiros meses de vida já tenta imitar com sons semelhante a vogais ou sílabas. Quando o bebê começa a gatinhar ele já compreende que terá acesso a objetos que ele pode brincar de acordo com suas próprias experiências. Ele pode brincar com uma panela pois aprende que batendo uma colher por exemplo ele ouvirá um barulho, terá acesso a muitas coisas e também passa a "suprir " poder gatinhar até a mãe e dar os braços entre outras situações. Assim como o andar lhe traz uma sensação sensacional, de liberdade pois, permite que ele evolua em seu amadurecimento e explore o mundo a sua volta. Pode "saciar" suas curiosidades pois, tem acesso a coisas e objetos desconhecidos o que será explorado.

Sou mãe de duas meninas, Eloisa de 9 anos e Eduarda de 2 anos. A primogénita desde recém nascida chorava muito quando tinha fome, quando eu tirava do peito pois, fez o seio de chupeta, então sua

maneira de mostrar o que queria era chorar e eu entendia o que ela queria. Embora tenha feito da mamãe "escrava" pois, tudo que queria estava a mostrar a base do choro. Seja a fome, a fralda suja, algo que lhe chamasse a atenção e quisesse brincar, etc. Já a caçula quando bebê era calma e não usava o choro como meio de conseguir o que queria mas, sorria e mexia aos mãozinhas quando via algo que lhe despertava a atenção ou desejo. Então de acordo com minha experiência pessoal vejo que um bebê tem sim condições de explorar seu próprio corpo, através de gestos, movimento e sons. Ressaltando que o estimulo conduz o bebê a aprender mais e mais.

Dessa forma concluo que os bebês são muito inteligentes e capazes de explorar seu próprio corpo e evoluir sim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com