TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo, Movimento e Psicomotricidade

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 7

Unicid Universidade de São Paulo

Corpo, Movimento e Psicomotricidade

São Paulo,2016

Unicid Universidade cidade de São Paulo

Trabalho de Psicomotricidade

Esse trabalho tem o objetivo de determinar uma

Atividade na faixa etária até 7 anos,

Justificando a área da psicomotricidade

e conceitos dos autores.

Bianca Ap. Velame                                            RGM: 16067886

Camila Longhini                                                 RGM: 16067312

Carina Ap. Soares                                               RGM: 16024109

Evelyn Daiana Cedaro                                        RGM: 16537947

Julcineide Messias                                              RGM: 16290691

Maísa Vieira                                                       RGM: 16364031

Priscila Yasmin                                                  RGM:  16063759

Thaina Cristine Nunes                                        RGM: 16393881

Samantha S. Prevedi                                          RGM:16293088

Corpo, Movimento e Psicomotricidade

Professora: Maria Helena

Pedagogia/licenciatura

Noite/2E

São Paulo,2016

  1. Determine uma atividade (descreva).

R: O jogo proposto seria o twister, que é um tapete com círculos coloridos, que pode ser jogado a partir de duas crianças, o jogo compõe dois dados onde um e sobre as cores o outro com os membros que as crianças deverá utilizar, conforme as crianças mudam as cores e membros, a atividade fica cada vez mais desafiadora.

  1. Determine a faixa etária para a atividade proposta (até 7 anos). Justifique.

R:A Faixa etária proposta e de 7 anos, pois a criança nessa fase já consegue identificar as cores, as partes de seu corpo, consegue ter maior equilíbrio. A criança nessa idade possui maior espirito “competitivo “e gosta muito de desafios.

  1. Cite e justifique qual área da psicomotricidade está sendo trabalhada na sua atividade.

R: Estruturação espacial: Posição, formas e movimento, porque nessa atividade a criança já possui a consciência da situação de seu próprio corpo no meio ambiente e de seu espaço com o que o cerca, trabalhando posição, formas e movimento. A posição e movimento é como ela vai se comportar, se locomover durante a atividade, e as formas são os círculos coloridos do tapete e os dados que contem as cores e partes do corpo que ele deverá utilizar na brincadeira.

Coordenação global: Trabalha essa coordenação pois na atividade dependerá muito do equilíbrio postural do indivíduo e a atividade de seus grandes músculos nos movimentos que elas realizam, consequentemente coordenando seus movimentos.

Esquema corporal: Trabalha na atividade referente as experienciações do corpo da criança, onde ela já possui um certo domínio de seu corpo, entrando na 2º etapa (3 a 7 anos) por Le Boulch, aonde já podem deslocar sua atenção do meio ambiente, para o seu próprio corpo que será muito utilizado nos movimentos e posições propostas pelo jogo.

  1. Justifique a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da sua faixa etária. Utilizar pelo menos 3 autores de texto (livro ou artigo) diferentes.

R: Segundo Shilder, a lateralidade e um elemento importante para a adaptação psicomotora, a criança inicia o processo de reconhecimento direita-esquerda, onde ela já sabe diferenciar os lados e inicia a etapa de orientação espacial e a partir dos 7 anos inicia a evolução da lateralidade, a criança e capaz de projetar em outra pessoa a partir do seu próprio corpo. A psicomotricidade desenvolve os aspectos de comunicação corporal.

Para Barreto, o desenvolvimento psicomotor e importante para o processo de alfabetização e evita que a criança tinha problemas na aprendizagem e na reeducação dos tônus, da postura, da lateralidade da direcionalidade do ritmo.

[13:21, 22/11/2016] +55 11 99766-9886: Dupré (1909) criou o termo Psicomotricidade vinculando o movimento, o pensamento e a afetividade. Psicomotricidade significa a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção, ou seja, é considerada a ciência que estuda o homem por meio de seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interno e externo, funcionando como eixo de sustentação da vida sócio-psico-afetiva do sujeito.

A educação infantil é a grande colaboradora neste processo por se tratar de um período de maior desenvolvimento e as experiências iniciais serem primordiais, propiciando base para que a criança desenvolva sua autonomia corporal e maturidade sócio emocional. Para tanto, devem ser estimuladas e consideradas as funções básicas e as funções relacionais da psicomotricidade visando o desenvolvimento pleno da criança e, os jogos e exercícios corporais propiciados de uma maneira integradora e harmoniosa contribuem para a aquisição da coordenação psicomotora, a conscientização e domínio do corpo, ajustamento dos gestos e movimentos, apropriação do esquema corporal, aumento das discriminações perceptivas, integração de espaço e noção de tempo pessoal sendo coadjuvantes neste processo. A questão norteadora da pesquisa é: de que maneira psicomotricidade contribui para o processo de aprendizagem das crianças de 6 a 7 anos? Pode-se constatar com a pesquisa a importância e contribuição da Psicomotricidade para o processo da aprendizagem da criança, visto que a mesma está diretamente ligada a este, pois ela leva a criança a tomar consciência de seu corpo, a situar-se no espaço, a lateralidade, a dominar seu tempo, a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos, fatos estes primordiais para o processo de aprendizagem. Considera o movimento de forma integrada aos aspectos afetivos e sociais e o ser em sua totalidade, seus aspectos motores, emocionais, afetivos, intelectuais e sociais, ou seja, um ser “bio-psico-social” e que está em constante evolução, que interage e transforma o meio em que vive, através de sua relação com o ambiente e com o outro. Ela proporciona um trabalho com a mente e o corpo juntos, rompendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com