TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo, Movimento e Psicomotricidade

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Michael Pacheco Lopes de Oliveira

RGM: 16494521                                    Polo: São José dos Campos - EDUCARE - SP

Tutor (a): Rosângela Lemos

Disciplina: Corpo, Movimento e Psicomotricidade

                           Desenvolver, socializar e ensinar, como fazer?

A aprendizagem acontece na vida da pessoa desde quando ela nasce até quando morre. Na escola por exemplo, com as crianças, é uns dos primeiros lugares em que sua aprendizagem se desenvolve, a partir desse ponto, alcançar seus conhecimentos iniciais, entre eles, a socialização, a escrita e a linguagem.

Nos deparamos com inúmeras possibilidades de ensinar as crianças. Cabe o professor, a autonomia de utilizar a metodologia correta, respeitando o que já se foi estudado anteriormente por grandes pensadores e filósofos que contribuíram para que houvesse uma base pedagógica sólida e eficiente.

Platão é considerado um dos mais brilhantes e grandes filósofos que já existiu, sucessor de Sócrates e precedente de Aristóteles que foi seu discípulo. Ele defendia que as crianças inicialmente deveriam ser ocupadas com jogos educativos dirigidos até os 7 anos, frisando sua importância. Ele ressaltava que a educação deveria se iniciar somente a partir dessa idade.

Somente muitos anos depois, os jogos foram inclusos na educação infantil por Freidrich Frobel.

Através dos jogos e brincadeiras, as crianças se desenvolvem não somente os aspectos físicos, cognitivos e psicológicos, mas como também a convivência em sociedade, a respeitar regras, enfim, contribui para o desenvolvimento como um todo. Os jogos educativos, ao longo dos anos, ganharam força com a ampliação da educação infantil, e é considerado um recurso que além de educar e ensinar, desenvolve.

No deparar com esses fatos supracitados, concluo que a teoria de Platão muito contribuiu para a inserção dos jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil. Vale ressaltar esse conceito porque até os dias de hoje vivenciamos a grande contribuição que os jogos e brincadeiras oferecem para o desenvolvimento, ensino e socialização.

Em meio dessa poderosa ferramenta, aliada ao respeito de limites dos alunos, a consideração de conhecimentos prévios, ressalto que é essencial a utilização de jogos dirigidos para o processo de ensino-aprendizagem uma vez que muito o professor se aproxima do mundo e da linguagem das crianças, tornando o processo supracitado mais eficaz e atrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com