TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRASE CHEGA DE DÚVIDAS

Por:   •  20/9/2016  •  Artigo  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

CRASE/CESPE

* a) Isto não interessa à ninguém.   ERRADO. Não se admite artigo antes de "ninguém", portanto não pode haver crase.

* b) Não costumamos comprar roupas à prazo.  ERRADO.  Prazo é palavra masculina, portanto não admite o artigo "a". Consequentemente, não existe crase.

* c) O estudante se dirigiu à diretoria da escola.   CERTO.  Diretoria admite o artigo "a" (a diretoria) e dirigir-se é um Verbo Intransitivo. portanto a crase é obrigatória.

* d) Caminhamos devagar até à entrada do estabelecimento.    CERTO.  Caminhamos é verbo Intransitivo, mas que podem exigir o complemento de um adjunto adverbial (de lugar, como ocorre na questão). O adjunto adverbial de lugar usado para indicar a direção (caminhamos para/a onde? para a entrada do estabelecimento) é o que irá tornar possível a utilização da preposição "a" antes de "entrada do estabelecimento. Assim, como o uso de crase após a preposição "até" é facultativo, e como haverá a preposição "a" antes do adjunto adverbial de lugar, A CRASE ESTÁ CORRETAMENTE EMPREGADA também.

* e) Essa é a instituição à que nos referimos na conversa com o presidente.   ERRADO.  O a expressão "a que" pode sim ter crase!!! Sempre que houver uma palavra feminina subentendida entre a preposição "a" e o "que", o uso de crase é obrigatório. Mas esse não é o caso da questão, pois nessa alternativa há apenas a preposição "a" e não o artigo "a".

Portanto as únicas alternativas corretas são: C e D

OBS: Sempre que "A QUE" puder ser substituído por "A AQUELA QUE", haverá crase!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com