TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Por:   •  9/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

MÁRCIA LOIOLA CAVALHEIRO

Matrícula: 20179064690

PROTÓTIPO         DE INTERFACE PARA A FUNCIONALIDADE MINHAS NOTAS DO SIGAA PARA VISUALIZAÇÃO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Pio IX – Piauí

2020

1. SIGAA - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

Conforme a Superintendência de Informática da UFRN, o SIGAA tem como propósito desburocratizar métodos da área acadêmica por meios de módulos. Que abrangem desde do ensino infantil a formações de ensino superior, onde são acompanhadas toda a vida acadêmica do docente. Oferecendo portais que destinados para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu, stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação.

2. OBJETVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Por ser um ambiente cheio de possibilidades e de grande uso na comunidade acadêmica. O objetivo do referido trabalho é apresentar um protótipo de interface do SIGAA para dispositivos móveis.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver um protótipo enfatizando a funcionalidade Minhas Notas
  • Demostrar a praticidade da aba Ensino sendo acessada em dispositivo móvel.

3. SCREENSHOTS DO SIGAA        

A figura 01 mostra um screenshots da tela inteira do SIGAA, versão Web. Faz parte do portal acadêmico disponibilizado para discentes matriculados nos cursos da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Através deste portal, é possível realizar matrículas, acompanhar e submeter atividades acadêmicas matriculadas no semestre, fazer interações com professores e outros alunos por meio de fóruns, ou seja, toda vida acadêmica do discente está disponível para acesso a qualquer hora.

 

Figura 01 – Captura de tela integral do SIGAA

[pic 3]Fonte: Captura de tela do SIGAA da página da autora.

A figura 02 evidencia a aba Ensino, podemos notar a diversidade de funcionalidades existentes. Assim como, a funcionalidade Minhas Notas a ser realizada o protótipo, para dispositivos móveis. Nesta aba Ensino, podemos realizar procedimentos, fazer consultas, solicitações e emitir certidões. Funcionalidades que facilitam a vida dos acadêmicos, que muitas vezes necessitavam fazer essas solicitações presencialmente na instituição de ensino.

[pic 4]Figura 02 - Captura de tela do SIGAA, aba Ensino

Fonte: Captura de tela do SIGAA da página da autora.

Com os avanços da tecnologia a humanidade sempre busca meios fáceis e ágeis para executar tarefas. Levando em consideração essas preferências, a escolha da funcionalidade Minhas Notas, tem como objetivo de deixa-la em evidência e com maior visibilidade para os usuários do SIGAA. Assim como a praticidade e usabilidade de acesso da aba ensino em dispositivos móveis.

4. PERFIL DO USUÁRIO

O perfil do usuário é formado por acadêmicos que constantemente acessam o SIGAA para acompanhar suas atividades, notícias, fóruns, conteúdos e outros documentos. Assim como qualquer acadêmico que envia suas atividades e fazem suas provas, desperta a curiosidade de saber qual nota alcançou e como está sua situação em relação a disciplina. Essa funcionalidade disponibiliza um Relatório onde consta o nome completo do acadêmico com sua matrícula, nome do curso e todas as notas divididas por semestre estudado. Tornando uma função de suma importância para o acadêmico.

Assim como a evolução do tamanho dos computadores e sua portabilidade, os smartphones surgiram para revolucionar. Trazendo com eles funções de acesso a internet, leitores e editores de texto e muitas outras funcionalidades disponíveis na palma da mão e em qualquer lugar. Com a popularização dos smartphones, muitas pessoas passaram usa-los para realizar estudos, trabalhos e para o lazer. E essa adesão compreende aos acadêmicos da modalidade EAD, que realiza acessos em qualquer lugar para participar de conferências, ver notas, estudar conteúdos disponibilizados e outras finalidades.

5. PROTÓTIPOS DAS INTERFACES

Para desenvolver o protótipo, foi utilizado o Pidoco versão free, no anexo A consta o endereço para simulação móvel. Este software permite criar protótipos e wireframe interativos e realizar simulações das aplicações que estão sendo elaboradas. Possibilitando ainda testes em dispositivos móveis com aplicações iOS e Android, dentre outros recursos disponíveis. A figura 03 mostra a interface do SIGAA para dispositivos móveis. Uma versão que ajudaria principalmente os acadêmicos que utilizam smartphones para realizar os acessos. Nesta versão a funcionalidade “Minhas Notas”, está disponibilizada na página inicial para facilitar o acesso da mesma, tendo em vista que as pessoas buscam praticidade através de aplicativos móveis.

Figura 03 – Página inicial do SIGAA e página direcionada para funcionalidade minhas notas

[pic 5][pic 6]

Fonte: Imagem exportada do protótipo realizado no Pidoco

Ainda na Figura 03, observamos a tela direcionada ao clicar no wireframe Minhas Notas, gerando um relatório de notas similar ao disponível na versão Web. Buscando a praticidade principalmente pelo quesito que discentes que optam pela modalidade EAD, tem vidas corridas e precisam de simplicidade para resolução de problemas. Nesse protótipo ressalta a importância das funcionalidades da aba Ensino, funcionarem de forma correta na versão mobile, para que também possam ser utilizadas em casos de imprevistos e só ter o smartphone para acesso. Usando a caixa de busca, também facilita a busca das funcionalidades procuradas, conforme a Figura 04.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (630.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com