TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  24/11/2018  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FAMAM - FACULDADE MARIA MILZA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RAFAELA SANTANA

LEVI SOUZA,

ANGEL ARAÚJO

JAMILE

NÍVIA

RESUMO DO ARTIGO

 Práticas pedagógicas de acolhimento e inclusão: a perspectiva da pedagogia critica

GOVERNADOR MANGABEIRA – BA,

2018


 RAFAELA SANTANA

LEVI SOUZA,

ANGEL ARAÚJO

JAMILE

NÍVIA

RESUMO DO ARTIGO

 Práticas pedagógicas de acolhimento e inclusão: a perspectiva da pedagogia critica

Trabalho apresentado como parte da avaliação do SIPIC, sob a orientação do Professor Jailson M. Brandão, referente à turma de Educação física 2018.2.

GOVERNADOR MANGABEIRA – BA,

2018

FRANCO, S. A. M. Práticas pedagógicas de acolhimento e inclusão: a perspectiva da pedagogia crítica. Revista on line de Política e Gestão Educacional. Araraquara, v.21, n. esp.2, p. 964-978, nov. 2017.

O presente artigo evidencia perspectivas da pedagogia critica associado a composição de suas práticas pedagógicas que proporcione acolhimento, inclusão, crescimento, aprendizado dos alunos. As pesquisas que compõe o artigo foram participativas em escolas públicas, respaldada em acompanhamentos de pesquisas-ações em vários municípios do Brasil. Partindo do pressuposto da teoria do conhecimento da pedagogia crítica, a docência inclusiva de acolhimento é repensada o modo como a aula inclui o aluno, devendo ir além do incluir, bem como a inclusão no processo de aprendizagem, crescimento e formação, sendo preciso método, didática e pedagogia. O professor requer condições adequadas de profissionalização de vida e formação para proporcionar uma formação melhor para seus respectivos alunos. Analisando a complexidade da prática, referindo as praticas educativas e praticas pedagógicas, evidenciamos que as práticas educativas decorrem dos processos educacionais concretizados, já as praticas pedagógicas nos referimos as praticas sociais que tem como desígnio concretizar processos pedagógicos. A escola tem enfrentado dificuldades em mediar suas praticas pedagógicas, em como educar/ formar diante tantas influencias educacionais. Levantamentos tomados mostra que a escola sozinha não faz milagres, podendo oferecer instrumentos para conscientizar o sujeito do espaço social que cada um ocupa. O professor vive no continuo processo de construção, analisando os métodos aplicados, recomeçando, acompanhando o desenvolvimento, se moldando até atingir o seu propósito, buscando novos meios e possibilidades de como trabalhar pedagogicamente constatando, todos precisam de inclusão e acolhimento, e esse processo de inclusão sucede de uma boa formação docente, alavancando ao sujeito possibilidades de ser autônomos, desenvolvendo suas habilidades. Em vista disso, a escola precisa de novos métodos de organizações, proporcionando ao professor desenvolver melhores práticas pedagógicas e exercício crítico. É importante que o professor seja atento com os sua classe, entendendo cada um dos seus discentes, o professor que entende e inclui saberá como trabalhar com seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (70.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com