TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PIM II

SÃO PAULO/2020

Nº.

NOME

RA

01

Nivonete Santos Souza

2053906

Iniciei este Projeto Multidisciplinar II – PIM, com a missão de analisar na teoria e prática dentro da empresa as disciplinas estudadas neste bimestre, Economia de Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

A empresa escolhida foi a Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país, e nela serão avaliados vários aspectos como os processos microeconômicos, processos macroeconômicos, logística/estoque e a gestão no âmbito da matemática aplicada.

A pesquisa foi bastante proveitosa e a administração da mesma se mostrou bem organizada e aberta a novos desafios e metas.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3
  2. ECONOMIA E MERCADO................................................................................4
  3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS...................................................6
  4. MATEMÁTICA APLICADA...............................................................................8
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................9
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................10

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar II do curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos, tem por objetivo aplicar os conhecimentos obtidos no bimestre vigente, com base nas disciplinas estudadas baseando-se na empresa Magazine Luiza.

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas no ramo varejista, além de ser competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum. É uma rede varejista com foco no setor de bens duráveis, graças ao crescimento e às aquisições no médio e longo prazo.

Serão abordados assuntos pertinentes a Economia e Mercado, que é um dos mais importantes influenciadores para uma boa gestão.

Após, será abordado nada menos importante a Matemática Aplicada dentro da empresa, principalmente na tomada de decisões. O uso dos cálculos pode causar o crescimento da empresa, a redução dos custos, entre outros.

E por fim, tão relevante como trataremos dos Recursos Materiais e Patrimoniais.

O intuito desse projeto é demonstrar ao leitor conhecimento das áreas citadas relacionando a gestão organizacional da empresa de forma crítica com os fundamentos teóricos aprendidos.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

Economia de Mercado está presente nas atividades mais corriqueiras do dia a dia, desde uma simples transação comercial até as relações estabelecidas entre grandes nações. É a ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, além de estudar e entender o sistema social econômico.

A economia é, geralmente dividida em dois grandes ramos: microeconomia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades especificas, como empresas, famílias e indivíduos e a macroeconomia que analisa a economia no sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.

        Neste ano, devido a pandemia Covid-19 a economia brasileira caminha para uma recessão. O avanço da Covid-19 tem provocado um paradeiro na economia global e nacional, pois foi determinado pelas autoridades o isolamento social, além do fechamento dos comércios, ficando aberto apenas os serviços essenciais.

        Essa combinação perversa resultou em demissões anunciadas pelas empresas, o que vem piorando o quadro de desemprego no país, além disso o PIB teve uma queda significativa 1,5% no primeiro trimestre e 0,30% e um ano com impactos do coronavírus.

A Magazine Luiza vem tomando medidas para amenizar a crise, mantendo o emprego de seus funcionários. Além disso, tomou medidas rápidas para amenizar a crise, tirou da gaveta um projeto que já existia, a “Magazine e Você” e criaram o “Parceiro Magalu”.

O “Parceiro Magalu” é uma plataforma que permite que microempreendedores individuais vendam seus produtos com frete grátis, utilizando a rede logística que é um dos trunfos do grupo. Até o último balanço efetuado pela a empresa já havia 160 mil trabalhadores autônomos e 15 mil empresas cadastradas na plataforma.

Em meio à crise provocada pela pandemia do Covid-19, a empresa fechou as portas de todas as lojas físicas, e apesar do impacto negativo em meados de março, quando as medidas de isolamento social começaram, suas vendas totais em abril subiram 7% no comparativo anual, acelerando para 46% em maio até o dia 20.

A empresa teve prejuízo ajustado de 8 milhões de reais no primeiro trimestre, ante lucro de 125,6 milhões de reais em igual etapa de 2019, refletindo sobretudo o fechamento total de suas lojas físicas, que deixaram de vender o equivalente a 500 milhões de reais na segunda metade de março, estimou a empresa.

De todo modo, a receita líquida total da empresa evoluiu 20,9% no primeiro trimestre, no comparativo anual, para 5,2 bilhões de reais.

A varejista agregou ter tomado medidas para fortalecer sua posição de liquidez diante dos efeitos da pandemia e fechou março com caixa líquido de 3,8 bilhões de reais, ante, 1,4 bilhão de reais 12 meses antes.

Apesar de todos esses contratempos a empresa ainda doou 10 milhões de reais para ações de combate à pandemia.

A preocupação da empresária Maria Luiza Trajano, conselho de administração da Magazine Luiza conforme divulgado em entrevista dada ao Jornal O Estado de São Paulo é:

vê com preocupação a falta de alinhamento entre Estados e Governo Federal e acredita que a falta união no momento crítico que o Brasil enfrenta por causa da pandemia do coronavírus.”

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Recursos é tudo aquilo que gera ou pode gerar riqueza para a empresa, para isso é necessária uma gestão efetiva e correta para uma lucratividade positiva, além de auxiliar de forma significativa a manutenção e crescimento da empresa.

Um recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza no sentido econômico do termo. ” (MARTINS, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com