TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia de Suprimentos

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

SANTA CATARINA

CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRONICA INDUSTRIAL

Projeto de Pesquisa

CADEIA DE SUPRIMENTOS DA AGROINDUSTRIA DE CARNE DE FRANGO NO BRASIL ATUAL

Por:

   SZ

Orientador: José Carlos Martins

Joinville, junho de 2015

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

SANTA CATARINA

CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRONICA INDUSTRIAL

Projeto de Pesquisa

CADEIA DE SUPRIMENTOS DA AGROINDUSTRIA DE CARNE DE FRANGO NO BRASIL ATUAL

                                                                                 

                                                            Projeto    de   pesquisa     apresentado        à

                                                              unidade curricular Comunicação e Expressão,

                                                              do   curso   de   Tecnologia   em  Mecatrônica

                                                              Industrial  do  IFSC  Joinville,  como  requisito

                                                              parcial     para   a   aprovação   no   semestre.

Joinville, junho de 2015

  1. Introdução

Com o passar dos anos foi possível observar mudanças no mundo todo principalmente nos mercados através da globalização. A abertura das importações e a estabilização da economia estimulou a competitividade no mercado interno. A estabilização da economia pôr em duvidas os ganhos financeiros provenientes do mercado especulativo e demandou esforços das empresas direcionadas a obtenção de resultados por meio de ganhos produtivos.

No Brasil o mercado voltado para as carnes especialmente de frangos está cada dia mais competitivo e complexo e esta complexidade é a resultante de ciclos de vida e grau de pericibilidade do produto, do rigoroso controle sanitário, da crescente demanda por diversificações e agregação de valor.

Esse mercado tão complexo e competitivo exige que uma continua associação de conhecimentos especializados e técnicos à competência gerencial visando atender as crescentes preocupações dos consumidores com a saúde, riscos de contaminação, o uso sem controle de antibióticos e a destinação de resíduos. Diante deste cenário ainda existem as barreiras comerciais critérios extremamente rigorosos exigidos pelo mercado externo, como o norte-americano, europeu e oriental, que dificultam a competição por mercados importantes.

O mercado de carnes brasileiro cresceu significativamente nas últimas décadas, especialmente no que diz respeito às carnes de frango. Esse crescimento envolvido com toda a complexidade e competitividade exigida, trouxe à tona a importância de buscar a excelência em todos os processos da cadeia de suprimentos procurando corrigir falhas que podem vir a comprometer todo o processo produtivo e impedir que o produto chegue com qualidade a mesa do cliente seja ele consumidos do mercado interno ou externo.

1.1 Objetivo Geral

Analisar e identificar como é realizado a estimativa do desempenho da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) da agroindústria de carnes de frangos no Brasil, na atualidade, através de informações coletadas na internet, em literaturas cientificas e de negócios e desta maneira destacar cada setor da cadeia de suprimentos com sua relevância e seu papel na integração da mesma, detectar falhas e melhorias a serem feitas a fim de otimizar a integração dos setores.

  1. Objetivo especifico

Verificar quais são os setores envolvidos na cadeia de suprimentos da agroindústria do frango.

Verificar se acontecem avaliações de desempenho em uma determinada cadeia de suprimentos da agroindústria de carne de frangos no Brasil.

Analisar como cada setor se comporta e qual sua importância em relação aos demais setores.

Verificar como é feita a integração destes setores dentro da cadeia de suprimentos.

Detectar possíveis falhas que possam vir a prejudicar o andamento em cada setor.

Apontar as melhorias a serem feitas em cada setor e na cadeia integrada como um todo.

  1. Justificativa

A pressão constante do mercado consumidor e o ritmo frenético das variações tecnológicas estão tornado obsoletas as características da organização tradicional da cadeia de suprimentos. As literaturas cientificas e de negócios tem demonstrado tendências claras a mudanças no contexto da integração nos mais diversos níveis da cadeia de suprimentos, tanto internamente no que se diz respeito a funções, pessoas, processos e externamente através de clientes e fornecedores.

A partir do entendimento da cadeia como uma rede de processos interconectados e interdependentes, torna-se claro que todo o processo produtivo está intrinsecamente ligado e dependente de inputs e informações de todas as funções da cadeia, dos fornecedores e principalmente dos clientes. Variadas ferramentas tecnológicas como a Manufatura Auxiliada por Computador (Computer Aid Manufacturing) e o Desenho Auxiliado por Computador (Computer Aid Design); e os modelos de sistemas integrados a administração da produção, just-in-time, Tecnologia Otimizada de Produção (Optimized Production Technology), Recursos Materiais (Material Resouces Planning, MRP), fazem a ponte e tornam possível a integração da produção com as demais funções, como vendas e compras, com fornecedores fomentando um avanço sem igual. No entanto todas essas ferramentas não são suficientes para englobar e lidar com a velocidade das mudanças no mercado e assegurar a integração com os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (973.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com