TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carater Plural E Complexo Do Processo De Socialização Na Escola

Trabalho Escolar: Carater Plural E Complexo Do Processo De Socialização Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  9.569 Palavras (39 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 39

O PAPEL DO COORDENADOR ESCOLAR COMO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA

RESUMO

A escola pública atravessa um período áureo de sua história. Avanços na tecnologia, professores qualificados, laboratórios, políticas públicas voltadas para educação, eleição para diretores etc. Mesmo com tudo isso, um brilho opaco ainda não encanta quem está por dentro deste processo. Muita coisa precisa ser feita.

A maioria dos regimentos de nossas escolas de ensino fundamental falam da importância de um profissional que é essencial para formação extra classe do educando. Um profissional engajado em ajudar a descobrir a vocação de nossos alunos. Os regimentos falam de um Orientador Educacional, entretanto poucas escolas são contempladas com o serviço deste profissional.

Não será esta falta que tem gerado a imensa quantidade de profissionais insatisfeitos. Quando falo em insatisfação me refiro aos profissionais que exercem determinada profissão não por vocação e sim por conta das oscilações do mercado.

Diante desta problemática alguns educadores não ficam de braços cruzados, núcleos gestores se empenham em suprir esta carência. Coordenadores se engajam com outros professores na busca de auxiliar os alunos nesta importante descoberta.

Com todo seu empenho e dedicação o Coordenador tem enfrentado duras experiências por conta do aumento desgastante das condições de trabalho. Alguns sofrem com a síndrome de Burnout.

Este estudo pretende mostrar que a escola pública tem conseguido largos avanços na qualidade da educação, entretanto ainda precisa ser feito algum ajuste. Pretendemos revelar também a necessidade de definir o papel do Coordenador Escolar dentro do Núcleo Gestor das escolas. Observamos ainda a necessidade de políticas educacionais consistentes e duradouras, distante de modismos, precisam ser fielmente cumpridas para que a "educação de qualidade" tenha realmente qualidade.

Há fatores de franca desorganização no trabalho do Coordenador Escolar pois muitas de suas ações se confundem com a do Orientador Educacional. Com isso podemos sentir uma situação de desperdício na qualidade de energia de trabalho que muitas vezes alem de mal pago não consegue assumir com êxito sua função.

O Coordenador Escolar como qualquer outro educador é um orientador educacional. Todavia, com esta qualidade inata em sua profissão (vocação), temos de admitir que o Coordenador Escolar não é um Orientador Educacional e sim está um Orientador Educacional.

INTRODUÇÃO

A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta, visando ao seu encaminhamento vocacional.

Subordinado ao Núcleo Gestor e supervisionado pelos coordenadores da escola, o Orientador Educacional emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia e deve ter formação superior em Pedagogia. Esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante.

Na atual conjuntura escolar, por falta de profissionais habilitados nesta área, o Coordenador Escolar está desenvolvendo o papel de Orientador Educacional. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores e colegas do Núcleo Gestor, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização das propostas pedagógicas; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

Apesar da semelhança, orientadores educacionais, professores e coordenadores possuem diferenças marcantes de atuação. O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como geografia ou matemática. Já o Orientador Educacional não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando. Nas escolas este papel de orientador educacional é desenvolvido com afinco pelo Coordenador Escolar .

A presença de um Orientador Educacional é de suma importância para escola, entretanto, lamentavelmente, muitas das unidades de ensino não possuem este profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as suas funções.

Qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais. O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O Orientador Educacional lida mais com assuntos que dizem respeito às escolhas, ao relacionamento com colegas e às vivências familiares.

Em poucas palavras, podemos dizer, que o Coordenador Escolar de Gestão tem ajudado o estudante a escolher o caminho que quer seguir e que os demais professores ensinam como o estudante deve fazer para trilhar este caminho.

I. A ESCOLA EM UMA ÉPOCA DE CRISE

Estamos vivendo uma época de crise. Mas, quando falamos em crise, não estamos apenas nos referindo a economia e ao mercado, mais sim, a uma crise que é silenciosa e que está refletindo na relação entre a família e a escola. Percebemos falhas na formação ética das pessoas. Os valores estão sendo dia-a-dia distorcidos e isto tem provocado um desconforto nas escolas que se sentem responsáveis com a formação dos seus alunos.

Isso faz com que o tema da ética ganhe relevância e a educação apareça para transmitir uma nova ordem moral. Neste cenário surge a necessidade de um profissional que tenha a responsabilidade de fazer brotar no coração a esperança na superação das crises.

1.1. A EDUCAÇÃO EM TEMPOS MODERNOS

A educação é uma exigência da vida em sociedade. O homem tem consciência dos seus instintos, porque este não repete uma programação hereditária, ele tem que inventar uma forma de viver.

Se a educação não existisse, seríamos como animais. A nossa cultura precisa ser transmitida, e isto é feito através da educação. A falta de educação é um desrespeito às normas de boa convivência.

Na escola, chamamos a falta de educação de atitudes indisciplinadas. Se na escola há falhas na informação e formação, é por causa da falta de educação ou indisciplina por parte dos educandos. Quem é responsável pela educação das crianças é a família. Depois a escola. Um problema na família repercute na escola. Em nossos dias a família está projetando suas responsabilidades sobre a escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com