TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caráter Plural E Complexo Do Processo De Socialização

Trabalho Escolar: Caráter Plural E Complexo Do Processo De Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 11

1- INTRODUÇÃO

A educação ao longo das décadas tem se tornando símbolo de desenvolvimento, é a força motriz por excelência, a base por trás de qualquer desenvolvimento tecnológico. Alto nível de educação é geralmente visto como o motor de avanços na tecnologia e também caminho para melhorar as condições sociais de uma nação. É importante ressaltar que a democracia se torna viva dentro de uma sociedade onde a educação é tratada como prioridade, pois, um cidadão com uma cultura mais ampla tem melhor capacidade de escolher seu representante e exigir dele seus direitos.

O processo de desenvolvimento da capacidade intelectual e moral do ser humano em geral visam à sua melhor integração individual e social. Dessa forma, é de fundamental importância a qualquer país que seu povo tenha um nível educacional razoável. Segundo Stuart MILL:

“A educação compreende tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza”. (Educação e Sociologia, 1952, p.25).

O nosso país, contudo, está diante de uma crise na educação. Essa, que se perpetua há anos, apenas agrava condições sociais já debilitadas.

Nesse cenário, é importante que as autoridades brasileiras se posicionem diante dos fatos. Há uma urgente necessidade de uma visão que atinja uma maior área dos problemas humanos atrelados ao tema. Crianças que nasceram em situação social desfavorável têm na educação uma chance de melhora da qualidade de vida, como preleciona BUARQUE:

“Por isso, enfrentar com seriedade a crise da educação não constitui apenas um dever ético e moral, como também uma necessidade e uma condição para uma paz duradoura. Os muros e barreiras que separam incluídos e excluídos podem ser derrubados pela escola, ajudando assim a inaugurar uma nova fase de nossa história”. (O Berço da Desigualdade, 2005, p. 8).

A desigualdade social faz os brasileiros se considerarem cada vez menos semelhantes, ferindo a constituição. O Brasil adentrou o século XXI dividido: uma minoria recebe o acesso livre às maravilhas do novo mundo, a outra parte encara uma implacável “apartação”. O início dessa divisão está no tratamento diferenciado desde o dia em que nascem as crianças. Segundo as palavras do professor Cristovam Buarque, o berço da desigualdade está na desigualdade de berço.

A educação depende da estrutura política e esta também depende do contexto global no qual está inserida. “Dessa forma, passa-se a dar uma grande ênfase à educação como um instrumento para o desenvolvimento” (SAVIANI, 1999, p. 2). Não se pode, de forma ingênua, partir do senso comum e acreditar somente na educação como instrumento para os problemas nacionais, mas partir do reconhecimento de que ela deve ser uma das prioridades da política social. É inerente à sociedade humana, originando-se do mesmo processo que deu origem ao homem, pois “Desde que o homem é homem ele vive em sociedade e se desenvolve pela mediação da educação” (SAVIANI,

1999, p. 1). A educação “[...] é uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade” (BRANDÃO, 2004 p. 10).

Objetiva nesse estudo uma análise e reflexões sobre a legislação e organização do sistema educacional brasileiro, tendo como base um breve histórico da legislação e das políticas educacionais do Brasil, percebendo os múltiplos olhares que se entrecruzam na análise dessa problemática, como os de Saviani (1999, 2000), Cury (2006, 2002), Azevedo (1976), Brandão (2004), Monlevade (1997), Paro (2001), entre outros.

2- A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

Educação engloba ensinar e aprender. E também algo menos tangível, mas profundo: construção do conhecimento, bom discernimento e sabedoria. Educação, segundo definição do dicionário AURÉLIO, demonstra a real importância da EDUCAÇÃO:

1- Ato ou efeito de educar (-se). 2- Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. 3- Os conhecimentos ou as aptidões resultantes de tal processo; preparo. 4- O cabedal científico e os métodos empregados na obtenção de tais resultados; instrução, ensino. 5- Nível ou tipo de ensino. 6- Aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas. 7- Conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia. 8- Arte de ensinar e adestrar animais; adestramento. 9- Arte de cultivar as plantas e de se fazer reproduzir nas melhores condições possíveis para se auferirem bons resultados. (1995, p. 234).

2-

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país e seu povo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. "Perguntar a importância da Educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. Pois é pela Educação que desde cedo aprendemos a nos preparar para vida", afirma a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum.

Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. A Socióloga Sandra explica que o direito à Educação de qualidade é básico porque assegura o cumprimento de outros direitos. "Sem conhecimento ou acesso a informações, como posso saber que tenho direito à saúde e bem-estar, ao meio ambiente sadio, a condições adequadas de trabalho, a ser tratada com dignidade?",questionou.

Os impactos da Educação são extensos e profundos. Já que é através de uma Educação e através de um bom Sistema Educacional que levará a massa a acredita nas possibilidades de desenvolvevimento.

Um Sistema Educacional de qualidade leva uma nação a combater a pobreza, a fazer economia , Diminui a Violência, ajuda o proteger o meio ambiente, fortalece a democracia e a cidadania e auxilia na compreensão de mundo.

3- O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E A FALÊNCIA

“Para satisfazer às necessidades da vida, as experiências, sensação e o instinto podem bastar, como bastam aos animais” (ROSSEAU). Ao proferir essas palavras, Rousseau indicava que os indivíduos que planejavam ser mais que simples habitantes neste planeta teriam que ter a educação como primordial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com