TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso De Ensino De Marketing Social: Uma Parceria Entre A Administração Pública E Uma Empresa De Comunicação.

Exames: Caso De Ensino De Marketing Social: Uma Parceria Entre A Administração Pública E Uma Empresa De Comunicação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

1.0) Introdução sobre o trabalho

O presente trabalho tem por finalidade um estudo de caso de ensino, ou seja, uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto: Caso de ensino de marketing social: uma parceria de administração pública e uma empresa de comunicação.

Os conteúdos das disciplinas de Direito público, Licitação, Contratos e Terceirização, Administração Pública e Gestão de Políticas Públicas serão utilizados para darem embasamento aos fatos ocorridos no desenvolvimento do texto acima citado, promovendo integração entre teoria e prática.

A produção textual contará com a caracterização das empresas envolvidas no caso, apresentação do histórico da parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos identificados pelas empresas para realização das campanhas.

1.1) Introdução sobre Marketing Social

A expressão Marleting Social surgiu nos EUA, em 1971, e foi usada pela primeira vez por Kotler e Zaltman. Eles estudavam aplicações do marketing para a busca de soluções para diversas questões sociais. O termo Marketing Social passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada a um projeto. Atualmente podemos definir Marketing Social como o emprego do planejamento de mercado, estratégia, análise e técnicas gerenciais tradicionais inovadoras, voltadas para o bem-estar do indivíduo e da sociedade.

Muitas organizações adotam o Marketing Social hoje em dia, procurando se alinhar na defesa de grandes causas, divulgando essas causas ao máximo para conseguir um ponto de atração sobre a sociedade. Veremos isso no decorrer deste presente artigo, com a parceria do DETRAN/RS e a MTV/VIT.

2.0) Desenvolvimento

O Marketing Social é uma ação mercadológica, do qual o objetivo é diminuir, extinguir os sociais, as necessidades da sociedade com as questões da higiene e saúde pública, de trabalho, educação, transportes, etc. O Marketing Social também pode ser considerado um tipo de gestão de inovações de caráter social, adotando atitudes com preceitos éticos, de acordo com os direitos humanos. Neste presente artigo, apresenta-se um estudo de caso de Marketing Social: uma parceria de administração pública e uma empresa de comunicação, sendo realizada caracterização das empresas envolvidas no caso, apresentação do histórico da parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos identificados pelas empresas para realização das campanhas.

As empresas envolvidas neste presente artigo, são representadas por uma empresa de administração pública, Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – DETRAN/RS, que possui como obrigação regulamentar, normatizar, coordenar e fazer cumprir a legislação de trânsito, englobando toda área de conscientização sociel e formação do conhecimentos específicos aos usuários do tráfego. Do outro lado a empresa de marketing, representada pelo canal de televisão MTV, empresa que procura o agrado da sociedade, para seguir no mercado.

O Grupo VIT possui uma parceria com a empresa de televisão MTV, em uma relação de criar novas propagandas, para por no ar, no Rio Grande do Sul. O DETRAN/RS firmou uma parceria com a MTV que já dura anos, criando propagandas, campanhas e projetos de conscientização no trânsito, reeducação, segurança e todos os outros quesitos que compõem as leis de trânsito, englobando tudo isso ao marketing. A MTV assinou a campanha com o DETRAN e só cobrava a produção das propagandas, sendo parceira também pela melhoria do trânsito, com isso, a MTV ganhou vários prêmios por conta dessas campanhas.

Para atingir sempre o objetivo, impactar a população com as propagandas, era preciso haver sempre inovações, criatividade em cada propaganda nova que se era criada, pois com uma repetição dessas propaganda a população não seria mais impactada de forma relativamente alta. A obrigação de prestação de serviços da MTV era criar o SPU – Serviços de Utilidade Pública, referente ao trânsito consciente, seguro.

2.1) Primeira campanha:

A primeira campanha foi criada em 2003 pelo Gupro VIT, empresa que representa a MTV no RS. As propagandas eram voltadas ao trânsito consciente para pode evitar, prevenir os acidentes de trânsito. Ao todo no ano de 2003 foram criadas 6 propagandas, todas elas em hits musicais que era ligados aos jovens, jovens que são o público-alvo dessa campanha.

2.2) Segunda campanha:

No ano de 2004 foi criada a segunda campanha, nela foram feitas quatro novas propagandas, criadas também em hits musicais do ano, porém, nas propagandas tinham participações dos músicos de maior sucesso do ano. Por não ter tido muita inovação na segunda campanha, ela não obteve o mesmo resultado da primeira, o público-alvo não foi tão impactado.

2.3) Terceira campanha:

A terceira campanha veio no ano de 2005, a parceria inovou colocando os telespectadores, os jovens, o público-alvo da campanha, como o fator principal da campanha. Dando esse espaço para participação da população, podendo expressar as próprias opiniões para a melhoria do trânsito na cidade, fez com eles se sentissem responsáveis por isso e querendo participar ainda mais na solução dos problemas encontrados no trânsito. Muitas opiniões diferentes de como melhorar o trânsito foram ditas. Entre todas elas duas foram mais presentes na campanha, motoristas imprudentes e impacientes e falta de civilização, cidadania e amor à vida.

2.4) Quarta campanha:

A quarta campanha, criada em 2005, focou no slogan criado: “A solução está em sua atitude e a sua colaboração é fundamental para a prevenção de acidentes de trânsito”. As propagandas criadas focaram na identificação dos principais problemas de trânsito e na solução delas, sempre criadas em cima de uma linguagem ligada diretamente aos jovens.

2.5) Quinta campanha:

No ano de 2007 o grupo VIT, junto com a MTV, parte para a quinta campanha para o DETRAN/RS. Nesse ano eles encontraram um novo desafio, tinham que mencionar nas propagandas os investimentos feitos com o marketing social, pagos com orçamento público e provando que esse dinheiro era bem gasto, no trabalho com a MTV.

2.6) Orçamento Público:

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com