TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Para Ensino

Trabalho Escolar: Caso Para Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Caso para Ensino

Na periferia da cidade de Três Corações, existe uma escola de Ensino Fundamental, chamada Arco-Íris. Nesta escola há uma professora chamada Drica, bem querida por todos: professores, alunos, diretores, secretários, pessoal dos serviços gerais e até pelos próprios pais que a acham competentíssima. Tanto que já lecionou em todas as séries da escola. Esse ano, a direção lhe confiou o 5º ano.

Um dia a professora Drica planejou a sua aula de História para falar sobre a FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. No primeiro dia da aula, começou fazendo a leitura de um texto, explicando para turma a chegada dos grupos étnicos (brancos e negros) para o Brasil e o contato destes com os primeiros habitantes (os índios). Na sua explanação, evidenciava para os alunos a viva e concreta participação do índio, do negro e do branco colonizador e do imigrante para a formação do povo brasileiro com simultaneidade da vivência desses grupos e suas diferenças sociais, culturais, religiosas, comparando- os, também, nos dias atuais. Com isso, conseguia estabelecer uma noção temporal entre passado e presente para os alunos. Ressaltou a questão da miscigenação entre os grupos e o extermínio de alguns grupos indígenas. Ao término da aula, solicitou que os alunos trouxessem, para a próxima aula, figuras relacionadas aos grupos étnicos estudados na aula daquele dia.

Na segunda aula, os alunos trouxeram figuras e fotografias relacionadas à cultura, à religiosidade. De posse do papel-metro, a professora pediu que montassem um painel, indicando a importância daqueles grupos para a formação do provo brasileiro.

Um aluno chamado Kenzo — filho de pai japonês e mãe brasileira, filha de italianos — trouxe uma foto de seu pai quando morava no Japão, outra quando ele se casou com sua mãe no Brasil e duas de seus pais, com ele e a irmãzinha, brasileiros. Perguntou à professora se a família dele também fazia parte na FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, se ela falou tanto de miscigenação e eles não eram brancos, nem índios, nem negros. Esse fato gerou muita curiosidade e a classe pediu à professora que falasse sobre o assunto. Ela apresentou uma explicação e pediu a Kenzo que trouxesse os seus pais para contarem a sua experiência, o que foi aceito pelos pais do garoto.

A aula do dia seguinte transcorreu na mais pura animação. Os pais de Kenzo falavam e os alunos ficavam satisfeitos com as informações. Com a curiosidade aguçada, fizeram várias perguntas e estabeleceram analogias com o assunto explicado pela professora. Todos ficaram contentes.

Depois do conteúdo trabalhado, a professora Drica resolveu avaliar os alunos para diagnosticar se realmente eles aprenderam sobre o tema proposto. Pediu aos alunos que produzissem um relatório sobre a entrevista com os pais de Kenzo (pai de origem japonesa). Também elaborar uma espécie de jornal para os alunos depararem com o todo cultural, presente e passado; e ainda que fizessem uma dramatização sintetizando os conhecimentos adquiridos ao longo do tema FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, usando roupas características de cada povo.

Os alunos ficaram tão envolvidos neste critério escolhido de avaliar que 99% dos alunos ficaram com nota acima da média de 5,0 (cinco) pontos.

Então a professora Drica ficou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com