TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Por:   •  21/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.991 Palavras (16 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Adriano Rodrigo Joly

Matemática ( FLC3832MAD )

PROJETO DE ESTÁGIO:

TÍTULO DO PROJETO

Porto União

2023

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        8

2.1 METODOLOGIA        8

2.2 CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        12

APÊNDICES        13

           APÊNDICE I........................................................................................... 13

APÊNDICE II...........................................................................................        24

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Ensino e Aprendizagem da Matemática

Tema: Recursos tecnológicos como auxiliadores no ensino da Geometria Analítica.

O presente relatório de estágio tem como tema norteador o assunto Geometria Analítica, estudado na terceira série do ensino médio, na disciplina de Matemática, sendo este, apresentado pelo professor Fernando Pereira da Silva, no estabelecimento de ensino Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga, da cidade de Porto União, Santa Catarina. Este relatório de estágio apresenta o plano de docência em Matemática, pautado no assunto de Geometria Analítica e tem por finalidade o desenvolvimento e a prática docente, visando estratégias que auxiliem no processo de ensino– aprendizagem da disciplina de Matemática. No documento constam informações relacionadas ao ensino da Matemática na atualidade, à utilização de softwares de recursos tecnológicos e as formas de avaliação.

1.2 OBJETIVOS

  • Calcular distâncias na reta e no plano cartesiano.
  • Calcular as coordenadas do ponto médio de um segmento.
  • Calcular e interpretar a inclinação de uma reta.
  • Determinar a equação geral e a equação reduzida de uma reta, a partir de condições dadas.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

A evolução das inovações tecnológicas está alterando as formas de ensino, indicando mudanças no paradigma social. Este fato relaciona-se diretamente com ensino escolar que hoje é oferecido. A educação como ferramenta de socialização e de progresso humano, sempre em constante processo de atualização devido as grandes exigências do mundo tecnológico, direcionando instituições de ensino e encaminhando professores e profissionais em educação dando rumo para as ações pedagógicas.

Atualmente, cada vez mais as competências e habilidades são requeridas pelo mercado de trabalho, onde a criatividade, a autonomia e a capacidade de solucionar problemas. Em função disso, o ensino escolar é voltado para o desenvolvimento das capacidades de pesquisar, buscar, analisar, selecionar e apreender informações, de criar e formular estratégias de resolução para problemas, em vez de utilizar técnicas de memorização.

Assim, de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, conceitos, habilidades e valores são elementos que fazem parte do conteúdo escolar, devendo ser considerados em conjunto na elaboração de projetos pedagógicos e planos de trabalho em sala de aula.

Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem deve incluir no planejamento um trabalho consolidado, voltado ao desenvolvimento de atitudes, com atividades práticas dando significado ao conhecimento escolar.

O desenvolvimento humano passa pela necessidade da análise geral do contexto social, econômico e cultural no qual está inserido, sendo que a ação humana estando na direção do saber construído. Neste contexto, a educação tem um papel fundamental e seus atores (professores e educadores) podem contribuir de forma significativa, pois têm a competência de organizarem novas metodologias que priorizem a criação de estratégias, a argumentação e favoreçam a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e o estímulo à apropriação do conhecimento, através do desenvolvimento da segurança na própria capacidade.

A aprendizagem do ser humano está ligada à compreensão, isto é, à atribuição e apreensão de significado; aprender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe identificar suas relações com outros objetos e acontecimentos. Durante a aprendizagem, ao iniciar o contato com um conceito inovador, pode ocorrer no educando uma revolução interna entre o equilíbrio aparente do  conhecimento já adquirido e o saber que se encontra em fase de elaboração.

Partindo deste entendimento é preciso que seja construído um ambiente escolar e familiar favorável a adaptação e facilitando e englobando desde as exigências de conteúdos, o reconhecimento de habilidades especificadas de cada aluno trás consigo para o ambiente escolar, metodologias adequadas e estimulantes para diferentes inteligências que encontramos na sala de aula, Sobre a possível estimulação das inteligências Antunes(ibidem.p.106) afirma:

[...]ao mostra que a inteligência é estimulável desde que se usem esquemas de aprendizagens eficientes e que limitações genéticas possam ser superadas(a historia das pernas tortas de Garrincha é um exemplo eficiente) por formas diversificadas de educação e sobretudo vale destacar que os meios para essa estimulação não dependem de drogas específicas e menos ainda de sistemas escolares privilegiados, essa informação pode fazer de qualquer criança uma pessoa integral e de qualquer escola um centro notável de múltiplas estimulações(ANTUNES , 1998,p106).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (279.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com