TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência, tecnologia e sociedade

Por:   •  13/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

                   UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA









                            JOANA SALLES SANTOS









         ÉTICA , MEIO AMBIENTE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
                          (Ciência, tecnologia e sociedade)








                                 RIO DE JANEIRO
                                         2022



    A gestão comercial é uma área que tem como objetivo controlar o setor de vendas.
A gestão comercial tem serviços como planejamento, gestão de pessoas, inclusive avaliação de resultados, para ver como seus vendedores estão saindo.

Nos últimos anos conseguimos observar que com a internet, com o avanço da tecnologia , o comportamento do consumidor mudou.
Hoje muitos consumidores ao invés de ir na loja, eles já procuram o produto que desejam na internet, seja por sites, google , aplicativo.

O e-commerce , marketing place e as redes socias cresceram muito nos últimos anos, ajudando a alavancar as vendas , as negociações por meios digitais. Mesmo sendo cada vez mais comum a venda online, ainda assusta muitos gestores.

O gestor é responsável por elaborar planos, montar estratégias para atrair os clientes, criar meios de chamar atenção do cliente e fideliza ló a sua marca.
Ou seja, o gestor tem que estudar bem o seu público alvo, tem que elaborar estratégias para conseguir se diferenciar dos seus concorrentes e ser um diferencial dentro do mercado.
Além disso, um bom gestor na gestão comercial ele tem que coordenar bem a sua equipe, analisar os resultados e estar sempre querendo superar aquela meta.

Um bom gestor é aquele que quer evoluir,  quer fazer sua empresa crescer , e para isso ele tem que estar pronto pro avanço tecnológico, tem que querer vencer os desafios da indústria 4.0 que são:
- Garantir a segurança de dados
- Treinar os seus colaboradores que utilizem as ferramentas tecnológicas corretamente.
- Integrar os departamentos
-Simplificar a comunicação interna
- Criar uma cultura organizacional voltada para a resolução das adversidades.



Cada vez mais, o e-commerce está crescendo, pesquisas apontam que o futuro é a venda online, é a tecnologia no meio comercial.

Ainda segundo uma pesquisa realizada pela Ebit|Nilson, maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, a perspectiva para 2021 é que o e-commerce brasileiro cresça 26%. Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o PIB Industrial deve crescer 4,3% até final do ano, puxado pela indústria de transformação.” (fonte: https://sellentt.com.br/gestao-comercial-quais-sao-as-perspectivas-para-o-futuro/)

Ou seja, empresas que ainda não aderiram ao avanço da tecnologia, ou tem algum bloqueio, algum preconceito em relação a isso, elas têm que deixar de lado e avançar junto com os outros, junto com a tecnologia, assim elas não vão ser deixadas para traz e vão conseguir evoluir e avançar

 
.    Agora vamos falar um pouco sobre a área comercial e a ética.
As empresas precisam estabelecer uma postura de ética em seus relacionamentos, seja com seus colaboradores ou com seus clientes.
Ética pode ser definido como:
Conjunto de regras e preceitos de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, podendo ter origem na família ou no ambiente que viveu.
Os valores adquiridos refletem na formação de caráter, seja na vida pessoal ou profissional.

Podemos falar que a ética na área comercial, nas vendas vai muito além de vendedor falar a verdade sobre o produto para os seus clientes.
Temos que ter um filtro, um limite para não confundir a linha da persuasão com a manipulação.

Vender é você criar uma verdadeira conexão com seu cliente, é você fazer o seu cliente entender que ele está tomando a decisão certo aderindo aquele produto.

Ter ética no meio comercial é você conseguir seguir essa linha com clareza, entendo o caminho que você tem que seguir, até a onde você pode ir e como conseguir convencer o seu cliente de maneira correta a levar ou aderir aquele produto que você está vendendo.

Temos que entender que estamos em outra época, que o papel do vendedor mudou e que hoje estamos na época da “era do cliente”.
Ou seja, hoje o vendedor tem que entender o seu cliente, ser mais simpático , didático e atender a satisfazer as necessidades do cliente.

Com o aumento de concorrentes, o atendimento hoje é diferencial na hora da venda, é onde você pode ganhar aquele cliente para você e para sua empresa. Isso é apenas um exemplo do que porque a ética é importante do meio comercial.

Mas o que seria uma atitude ética e uma atitude antiética nas vendas
?

O vendedor com ética sempre pensa no cliente quando está vendendo, quando está concluindo a compra.
Ele tenta entender, se colocar no lugar do cliente para saber se aquilo faz sentido para ele ou não.
A pessoa que é ética ela tem esse pensamento tanto no lado profissional como o pessoal. E com isso ela acaba trazendo um melhor desempenho para o seu trabalho e com consequência acaba fazendo isso naturalmente.
A parti do momento que você se coloca no lugar do cliente, respeitando-o, respeitando os limites dele e oferece o que ele realmente precisa, entendendo as necessidades dele você está tendo uma atitude ética e fazendo um bom atendimento um bom trabalho.

Já uma atitude antiética é quando a pessoa não se coloca no lugar do outro, faz aquilo por puro interesse A pessoa não tem empatia, não tem respeito pelo próximo. Isso pode ocorrer tanto de vendedor para cliente, como cliente para vendedor.
A ética, o respeito, a empatia tem que vir de ambos os lados.

Mas como podemos alinhar a venda com a ética?
Podemos destacar alguns pontos importantes em relação a ética e a venda para conseguirmos fazer um melhor atendimento e conseguir atingir o objetivo que queremos.

- Entender melhor a diferença entre persuasão e manipulação.
- Identificar as necessidades dos clientes
- Interesse do cliente acima de tudo.

Essas são algumas dicas que podemos aderir para fazer um trabalho bem feito e não deixar a ética de fora.

É bom ressaltar também que o papel do gestor é fundamental para esse processo, o gestor que acompanha as atividades da sua equipe, que está sempre no dia a dia e que cria táticas de vendas, técnicas de vendas éticas faz total diferença no resultado no final.


   
.   Agora vamos falar um pouco da relação entre comercio e meio ambiente.
  A relação entre comercio e meio ambiente tem gerado a um tempo alguns debates, tanto de concorrentes econômicos como ambientais.
O lado comercial fala , defende o aumento da legislação e que os acordos ambientais trariam prejuízos ao livre comercio, eles acreditam que eles teriam um atraso para introduzir seus produtos no mercado competitivo.

Já o lado ambiental eles defendem a desaceleração do crescimento, visando limitar a produção a níveis ambientais sustentáveis.

Nos últimos anos o lado ambiental tem ganhado forças e tem mostrado que é possível sim crescer usando meios sustentáveis.
Muitas empresas já conseguem ver que usando meios sustentáveis hoje em dia é até uma forma de você crescer mais rápido e ganhando novos clientes, ganhando simpatia dessas pessoas e fidelizando esses clientes para a sua marca.

Temos pontos positivos e negativos  das suas partes.
Frankel em 2009 analisou alguns desses pontos positivos e negativos que podem surgir .Segue abaixo os pensamentos de Frankel , segundo o artigo do site pensamento verde:
“1. Hipótese da “corrida para o fundo”: o comércio internacional e em especial os investimentos geram efeitos negativos, pois são responsáveis pela redução dos padrões ambientais de alguns países que desejam atrair tais investimentos, sendo, portanto, prejudiciais à sustentabilidade do planeta. Entretanto, pesquisas empíricas comprovaram que as firmas levam em consideração muitos outros fatores nas suas decisões de localização, tais como os custos de trabalho, acesso ao mercado, sendo que a regulamentação ambiental teria um peso muito pequeno nessa decisão, portanto, tal hipótese não se verificaria na prática.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com