TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Izacionalorgan

Artigos Científicos: Clima Izacionalorgan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

SENAC RS- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO RIO GRANDE DO SUL

CURSO DE INFORMÁTICA

JANICE VARELA

SAIONARA TAVARES

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CAXIAS DO SUL – RS

JANEIRO DE 2014

Janice Varela

Saionara Tavares

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado à disciplina de Informática do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos do SENAC-RS.

Professor: Jason Rodolpho dos Santos

Caxias do Sul – RS

Janeiro de 2014

RESUMO (TA FALANDO)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CLIMA ORGANIZACIONAL 5

2.1.1 Como Avaliar o Clima Organizacional 6

2.1.1.1Cultura organizacional 9

2.1.1.1.1 Clima organizacional x cultura organizacional 12

3CONCLUSAO 13

REFERENCIAS 14

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema abordado “Cultura e clima organizacional”, assim percebendo-se que o clima organizacional tem como influenciar na produtividade, na motivação, na qualidade e também no desenvolvimento de uma organização. Sendo assim, importante o desenvolvimento de um instrumento, no qual permita diagnosticar os principais fatores que afetam positivamente ou negativamente a satisfação do trabalhador e, por consequência, o clima interno do ambiente de trabalho.

Para verificar como se encontra o clima de satisfação e insatisfação dos colaboradores dentro de uma organização, ou seja, de uma empresa, existem várias ferramentas para avaliar o clima, como por exemplo: entrevistas de desligamento, programas de sugestões, sistemas de atendimento à reclamações e pesquisa de clima, essa sendo uma das ferramentas mais utilizada e completa para buscar esse tipo de informação.

Sendo assim possível verificar quais são as variáveis que influenciam na motivação em relação ao seu trabalho.

Assim, a partir dos resultados obtidos através da pesquisa, é possível analisar e sugerir melhorias para o clima e consequentemente à motivação dentro do seu ambiente de trabalho, assim realizando de forma motivada e com eficácia do seu serviço.

2. DESENVOLVIMENTO

Clima e cultura organizacional, são fatores que refletem na imagem da empresa que pode ate afetar a motivação dos funcionários e isso reflete na produção. Vamos entender melhor o que clima e cultura organizacional a seguir.

2.1 CLIMA ORGANIZACIONAL

O tema começou a ser estudado a partir de várias ideias de diversos autores sobre o comportamento e satisfação dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho. Em 1912 já se tinha algumas ideias que influenciariam a pesquisa de clima organizacional. No começo do século XX, segundo Taylor, o papel do gerente é estudar o caráter, o desempenho e a natureza de cada funcionário, com objetivo de descobrir suas limitações, assim desenvolvendo treinamentos para área pesquisada.

Atualmente pesquisa de clima organizacional um instrumento consideravelmente fundamental para as áreas de gestão de Recursos humanos, e para a empresa que deseja ter um bom relacionamento com seus funcionários.

Um ambiente de trabalho satisfatório permite o desenvolvimento de competências, as quais possibilitarão melhoria na produtividade e eficácia do trabalho no dia a dia.

Também em inúmeras ocasiões, muitas organizações não levam em consideração esses fatores e acabam banalizando essas questões de qualidade de vida, restringindo assim as condições para o desenvolvimento das atividades de suas equipes.

Clima organizacional é a qualidade do ambiente organizacional ,que é notada ou experimentada pelos colaboradores da organização de modo que reflete no seu comportamento. O clima organizacional depende de algumas condições que o fazem melhorar ou piorar. O clima não pode ser visto nem tocado é como uma espécie de “atmosfera psicológica” que pode ser sentido ou percebida pelas pessoas que estão em determinado local.

O termo Clima organizacional refere-se a aspectos internos da empresa, e tais aspectos podem afetar na motivação dos participantes da empresa, isso pode refletir positivamente ou negativamente no ambiente. Clima organizacional nada mais é o nível de satisfação e motivação dos integrantes da organização

Segundo Flávio De Toledo E Benedito Milion,definem clima organizacional como sendo um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização

Clima organizacional pode também ser conceituado como uma ferramenta administrativa, que faz parte do sistema de qualidade, que é utilizada para medir o grau de satisfação dos empregados de determinada empresas diante de algumas variáveis.E tal ferramenta pode ser usada juntamente com a demais ferramentas de qualidade ou de forma isolada.

Auxiliada por especialistas em relacionamento social e comportamento, além de profissionais de recursos humanos, a empresa determina o que acredita um resultado de uma padrão ideal do grau de satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com