TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Identificar o Perfil das Pessoas

Por:   •  18/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Pesquisa – Como podemos identificar o perfil das pessoas

Sémer Henrique de Almeida                                                                RA 9090742735

PIRACICABA/SP

2017


Prof. Ms. Roberto Almada Leitão

Administrador (CRA n°97843) com Extensão em Gestão Estratégica pelo Instituto de Economia da Unicamp e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Atua como Professor em nível técnico, superior e pós-graduação em disciplinas de Liderança, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica, Marketing, Recursos Humanos e Empreendedorismo. Foi responsável, como desenvolvedor e instrutor, pelo curso de Liderança para os Team Leaders eGroup Leadersda Hyundai Motors do Brasil, ministrado pelo SENAC Piracicaba.

Coordenou cursos de graduação e pós-graduação lato-sensuem IES particulares no estado de São Paulo. Hoje é consultor de negócios nas áreas de gestão de pessoas, marketing de serviços e estratégia, com ampla experiência em projetos. É consultor sênior e gerente de projetos na Davanzo Soluções na cidade de Piracicaba.

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso MBA Gestão de Pessoas Universidade Anhanguera

   PIRACICABA/SP        

2017


SUMÁRIO

Apresentação                                                                                 02

Sumário                                                                                     03

Introdução                                                                                        04 

Eneagrama                             _                                                        05

Resultado teste Eneagrama                                                                06 

Coaching e perfil comportamental                                                        07

PMK                               _                                                           _        08

Considerações Final                                                                         09 

Referências Bibliográficas                                                                 10

INTRODUÇÃO

        Essa pesquisa tem como objetivo adquirir conhecimentos das formas existentes para identificar o perfil de uma pessoa.

Iniciamos nossa pesquisa nesse tema e logo surgiram inúmeras ferramentas que nos possibilitam a identificar o perfil de uma pessoa através de uma analise comportamental, com perguntas estratégicas ou através de testes psicológicos.

No entanto, iremos abordar exclusivamente o Eneagrama, PMK e o Coaching, que são ferramentas utilizadas por grandes empresas no mapeamento de perfis dos seus colaboradores. 

         


Eneagrama:

Qual a Origem do Eneagrama?

Cristo. Inicialmente transmitido apenas através de uma tradição oral, surge pela primeira vez no ocidente, trazido O Eneagrama tem suas origens numa sabedoria milenar, que remonta aos Sumérios, 2.300 anos antes de por G. I. Gurdjieff no início do século XX, após uma peregrinação de 20 anos pelo Oriente.

Nos anos 1950, o boliviano Óscar Ichazo conhece, se aprofunda e começa a transmitir os ensinamentos do Eneagrama para grupos que visam o crescimento psicológico e em 1970 Claudio Naranjo, um famoso psiquiatra chileno, após conhecer o trabalho se encanta, integra o conhecimento psicológico e começa a difundir nos Estados Unidos o Eneagrama dos tipos, como conhecemos atualmente.

Nesses pouco mais de 40 anos, em função de seu caráter prático, o Eneagrama tem sido adotado cada vez mais por empresas e organizações em programas de desenvolvimento de recursos humanos e comportamentais.

Público Alvo

É formado por qualquer pessoa que busca um maior e real autoconhecimento, uma melhor comunicação interpessoal e a perfeita compreensão da real imagem pessoal e profissional.

O Eneagrama é também uma ferramenta fantástica para gestores, gerentes, supervisores e quaisquer profissionais envolvidos com a formação e gerenciamento de equipes, possibilitando um melhor aproveitamento dos próprios talentos e de cada colaborador.

 

Resultado do teste Eneagrama

Os eneatipos que mais coincidem comigo são:

  • 22 pontos – tipo: 9
  • 20 pontos – tipo: 6
  • 20 pontos – tipo: 4

Esses são os três tipos de maior probabilidade, há uma chance muito grande de que um desses seja o meu.

Após a leitura na integra do conteúdo desses três tipos e um trabalho de auto-observação e autoanálise cheguei à conclusão que o tipo 9 é o mais próximo da minha personalidade, digo isso porque, a personalidade do tipo 9 do eneagrama costuma valorizar fundamentalmente:

  • Harmonia, cooperação, colaboração, paciência, conforto, estabilidade, relacionamento, paz, diversão, família, disponibilidade e igualdade.
  • Motiva-se, principalmente, com a construção de harmonia entre as pessoas e nos ambientes em que convive, atuando na criação desse clima de bem-estar, de paz, de tranquilidade e, dessa forma, sentindo-se útil, valorizado e incluído, com um sentimento fundamental e motivador de pertencer.
  • Motiva-se pelos desejos, projetos e entusiasmo das outras pessoas ao seu redor, sentindo-se bem quando elas estão bem.
  • Motiva-se por ambientes onde as decisões são tomadas em grupo e regras bem definidas, de inclusão e igualdade, são estabelecidas.
  • Motiva-se por harmonia e paz interna, preferindo ditar seu próprio ritmo com estímulos, sem pressão e autoritarismo externo, que costuma desmotiva-lo ou simplesmente fazê-lo não andar para frente.  Todas as vezes que se sente importante, incluído com sua opinião levada em conta, motiva-se imediatamente. Elogios podem ser interessantes, mais devem ser feitos, de preferência, de forma discreta, e não em público, já que sua intenção é ter um feedback de sua importância, e não projetar a sua imagem ou buscar recompensa.

Coaching e perfil comportamental

Coaching é a melhor ferramenta para identificar perfis comportamentais e ajudar os alunos (coachees) a desenvolver suas capacidades, conseguindo aprimorar habilidades e competências e desenvolver novas. Para conseguir isso, a metodologia utiliza-se dos mais variados instrumentos e técnicas que englobam diversas ciências humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (842.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com