TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Ciência Cartesiana Evoluiu para o Pensamento Sistêmico?

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Situação Problema 1- Briga de Gigantes

1. Como a Ciência Cartesiana Evoluiu para o Pensamento Sistêmico?

No século XVII ocorreram grandes inovações na área da ciência e no campo do pensamento. Haviam o absolutismo monárquico e a guerra da igreja católica frente ao crescimento do protestantismo. Foi neste século que nasceram o método experimental e possíveis explicações mecânicas e matemáticas para a formação do universo, originando assim todas as ciências modernas.

O "Discurso do Método" foi a obra em que Descartes lançou as bases do pensamento que viria modificar toda a história da filosofia (STRECKER, 2014). A ideia era encontrar uma base sólida para servir de sustentação para todo o conhecimento. Ele se mostrava através desta obra, uma pessoa objetiva e racional. Assim, Descartes propôs uma forma de ciência prática e com método, utilizando-se do rigor matemático. Nasce assim o método cartesiano, “fundamentado no princípio de jamais acreditar em nada que não tivesse fundamento para provar a verdade” (STIGAR, 2013).

O método cartesiano se contrapõe com as desigualdades sociais, avanços tecnológicos com baixo atingimento de camadas mais pobres da sociedade.

Devido a essas desigualdades, no século XX, surgiu a corrente filosófica do pensamento sistêmico com o intuito de orientar a sociedade, a ciência e tecnologia para um novo ideal de desenvolvimento.

Segundo Capra (1996) quanto mais são estudados os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente como no modelo cartesiano. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes. Ainda segundo Capra a ciência deve estar mais aberta a realidade do todo e não a uma parte deste todo.

Fragmentar para a busca de um resultado não cabe na formação do pensamento sistêmico, que busca abranger o conhecimento através do todo. Existe uma troca objetiva e subjetiva para a resolução.

Acredito que o cartesianismo serve como uma base importante para o pensamento sistêmico, que veio para romper paradigmas, abrangendo conhecimentos objetivos e subjetivos para melhorar o entendimento da relação humana e universo de uma maneira mais completa, com uma amplitude melhor de pensamentos e soluções.

2. Referências Bibliográficas

STRECKER, Heidi. Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/rene-descartes-1-o-metodo-cartesiano-e-a-revolucao-na-historia-da-filosofia.htm

STIGAR, Robson. Pensamento sistêmico x pensamento cartesiano: http://www.artigos.com/artigos-academicos/12394-os-pensamentos-sistemico-e-cartesiano

Fritjof Capra. The Web of Life: A new scientific understanding of living systems. London : HarperCollins, 1996. - xv, 320 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com