TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como estrelas na terra toda criança é especial e o capitulo 7 educação para todos.

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ALINE IRACEMA DE FARIA

RESENHA

POLO: BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

2014

Resenha comparativa do filme “Como estrelas na terra toda criança é especial” e o capitulo 7 “Educação escolar para todos”

O filme “Como as estrelas na terra” foi produzido por Aamir Khan, que é ator, diretor e produtor, nascido em Mumbai na Índia.  O lançamento foi em 2008 e se passa na Índia, tem duração de 2 horas e 42 minutos, pertence ao gênero drama e tem por titulo original “Taare Zameen Par – Every Child is Special”. Com este filme, Aamir Khan ganhou o prêmio de melhor filme e melhor diretor.

O filme conta a história de um menino de nove anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez a 3ª serie e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção.

Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho para um internato. Lá o menino fica com menos vontade de aprender, ficando deprimido, sente a falta da família e de sua vida. A filosofia do internato é rígida e tradicionalista, mas de repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as regras da escola, tem uma metodologia própria e inovadora.

Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajuda-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador, então começa a ensinar Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino se sente motivado e se empenha nos estudos, mostrando um resultado positivo. O filme preconiza a importância do professor para os seus alunos, como podem trabalhar de forma criativa onde todos se sentem valorizados cada um mostrando suas habilidades dentro do que é possível.

Esse filme nos leva a refletir sobre o capitulo 7 “Educação escolar para todos” onde é preconizada a inclusão e a participação ativa e efetiva de todos os alunos no processo de aprendizagem. E também que a escola deve se preparar para receber esses alunos, precisa assumir a responsabilidade de trabalhar pela superação das dificuldades das crianças, com respeito à diversidade, e, também buscar incluir os diferentes no contexto regular de ensino. A escola deve investir na formação de professores, para que eles possam ensinar a todos com qualidade favorecendo o processo de inclusão.

Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com crianças com necessidades educacionais especiais no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com a dislexia e as demais deficiências.

Todos os profissionais, e estudantes da área de educação devem assistir ao filme, pois retrata a realidade das escolas e contribui tanto para o crescimento profissional quanto para o crescimento pessoal.

 Referências bibliográficas:

KHAN, Amir. 2008. Como estrelas na terra – toda criança é especial. Índia, estúdio/ distrib: Aamir Khan Productions

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com