TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organiozacional Atividade 02

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organiozacional Atividade 02. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Maria trabalha há três anos no departamento de compras de uma grande multinacional francesa. Ela sempre gostou de seu emprego, principalmente porque o antigo chefe, Rogério Santos, era um excelente sujeito. Há seis meses, Rogério foi promovido e Paulo Martins ficou em seu lugar. Maria diz que seu trabalho ficou bem mais frustrante. “Rogério e eu tínhamos uma empatia natural. Isso não acontece em relação ao Paulo. Ele me diz para fazer alguma coisa e eu faço. Aí ele diz que fiz da forma errada. Acho que ele pensa uma coisa, mas fala outra. Tem sido assim desde o dia em que ele chegou. Acho que não há um único dia em que ele não grite comigo por alguma coisa.” Esta situação demonstra o conceito de:

Resposta

Resposta Selecionada:

Conflito explícito;

Resposta Correta:

Conflito explícito;

Feedback da resposta:

Alternativa “D”, pois o conflito explícito é claramente manifestado, é também chamado de conflito aberto. O conflito existe quando uma das partes tenta alcançar seus próprios objetivos interligados a outra parte, desconsiderando-a. O conflito é muito mais que uma divergência, pois constitui uma interferência ativa (obstáculos, bloqueios) ou passiva (omissão), mas deliberada sobre a outra parte. (CHIAVENATO, 1999)

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Incorreta

Quais dos elementos básicos da negociação baseada em princípios, que um administrador poderia utilizar no sentido humano, para enfrentar níveis excessivos de conflitos nos quais precisa reduzi-los?

Resposta

Resposta Selecionada:

Centrar nos interesses e não nas posições;

Resposta Correta:

Separar a pessoa do problema;

Feedback da resposta:

Alternativa “C”, separar a pessoa do problema, pois cada negociador tem duas classes de interesses: na essência do problema e na relação com os interlocutores. O interlocutor deve separar a pessoa do problema e construir uma relação de trabalho, em que vai enfrentar o problema e não as pessoas. Ao se buscar essa separação, lida-se com aspectos humanos bastante sensíveis do comportamento humano, como a percepção, a emoção e a comunicação.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Richard Cowan, fundador e presidente da Power Lift, uma distribuidora de empilhadeiras, depois de um ano no mercado, comprou uma empresa concorrente, onde a maioria dos funcionários estava na casa havia, pelo menos, 15 anos. Percebendo o novo proprietário como jovem e inexperiente, 40 dos 200 funcionários pediram demissão, o que gerou rumores de que a Power Lift estava com problemas financeiros. Cowan admitiu posteriormente que deveria ter se encontrado com os novos funcionários para falar de inúmeros temas sobre a organização, garantir-lhes a importância de seu papel na empresa, bem como a boa situação financeira da organização. Esta situação nos ilustra que houve por parte de Cowen:

Resposta

Resposta Selecionada:

Bloqueio na comunicação;

Resposta Correta:

Bloqueio na comunicação;

Feedback da resposta:

Alternativa “A”, pois Cowen bloqueou a comunicação recusando-se a abordar determinados assuntos na empresa junto aos novos funcionários, gerando com isto zonas de silêncio, ou seja, ele se esquivou de certos temas que poderiam sanar qualquer tipo de desconforto por parte daqueles funcionários diante da nova situação. Como os funcionários não foram comunicados da boa situação da empresa e da importância de seus papéis naquela dinâmica, parte deles optou em solicitar a demissão por puro desconhecimento daquela realidade.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Mudanças nas atitudes e comportamentos dos membros da organização, é uma responsabilidade da área de Recursos Humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com