TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Efetiva: comunicação organizacional

Por:   •  18/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Comunicação Efetiva

A comunicação organizacional é de extrema importância para as organizações, pois visa passar informações, tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes.

No Grupo Folha a comunicação é utilizada para estimular, motivar e melhorar a imagem da empresa, mas sua prioridade é solucionar problemas, gerar e facilitar a compreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista.

É compromisso de a empresa garantir o alinhamento e comprometimento de todos em relação aos desafios do trabalho, manter um nível de relacionamento positivo e transparente entre a empresa e seus colaboradores, clientes e fornecedores, evitar o retrabalho e garantir a disseminação do conhecimento.

Para uma comunicação efetiva a Folha utiliza alguns métodos, como:

  1. Boletim Eletrônico (e-mail): O boletim eletrônico diário é um informativo enviado por correio eletrônico (e-mail) a todos os usuários que tenham acesso à e-mail corporativo. O conteúdo é bem atrativo para que os colaboradores realmente leem, composto por notícias da organização, negócios, acontecimentos diários, comunicados executivos, novidades, avisos, dicas entre outros.
  2. Intranet: É um veículo de comunicação que fica disponível para todos os colaboradores, um canal interativo e criativo de comunicação para acesso rápido a informações e serviços da empresa. É um meio para os colaboradores interagirem e saber de informações de outros departamentos.
  3. Murais Informativos: Como forma de manter todos informados sobre a história da empresa, eventos, treinamentos e reuniões, foi definida a elaboração mensal de murais com várias informações sobre a empresa. Esses murais são colocados em locais estratégicos para que o colaborador leia, como por exemplo, nas salas de descompressão e nos elevadores. Um associado do departamento de gestão de pessoas é o responsável pela coleta de notícias que irão compor o mural e um associado do departamento de marketing é o responsável pela confecção da parte gráfica.
  4. Caixa de Sugestões: Um espaço aberto para que os funcionários Folha coloque suas sugestões de melhoria, reclamações entre outros.
  5. Feedbacks: Aplicação de feedbacks a cada colaborador para apontar os erros e acertos.

O Grupo Folha segue os 5c’s de uma comunicação interna eficaz, que são informações:

  • Claras;
  • Consistentes;
  •  Contínuas e frequentes;
  •  Curtas e rápidas;
  • Completas.

Uma característica da Folha é a rapidez na transferência de informações e a tecnologia utilizada, aliadas à competência técnica dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com