TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos E Eventos Críticos

Monografias: Conflitos E Eventos Críticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

MACARANI: Por volta das 07h40min da manhã desta quarta-feira, 02/05/2012, 03 bandidos fortemente armados, invadiram a casa do gerente do Banco do Brasil de Macarani, Edivaldo Emereciano e tomaram como refém sua esposa, Neura e a empregada do casal, obrigando o gerente a ir à agência do banco pegar todo o dinheiro disponível. Em obediência aos bandidos, Edivaldo seguiu para o banco, em seu próprio automóvel, por exigência dos bandidos, para não despertar a atenção dos funcionários da agência.

A polícia foi avisada pelo setor de inteligência da CAESG, em Vitória da Conquista e chegou ao local antes de o gerente recolher o dinheiro em disponibilidade na agência e, por determinação da superintendência do Banco do Brasil em Salvador, o cofre foi bloqueado impedindo assim, que o resgate fosse pago.

Certamente avisados por “olheiros” da chegada da polícia, os bandidos empreenderam fuga, levando como refém a esposa do gerente e a empregada.

A cidade foi tomada por mais de 40 policiais civis, militares, CAESG e do pelotão Especial de Itapetinga, além do Coordenador Regional de Polícia, Marcus Vinicius, e dos delegados titulares Roberto Júnior, de Itapetinga, Roberto Leal, de Iguaí, e Jorge Luiz, de Macarani, que realizaram diversas diligências na região, sem lograr êxito. O clima foi tenso e o comércio chegou a fechar as portas na parte da manhã, no momento em que o fato ocorreu.

A boa notícia chegou por volta das 14:30h., quando a polícia foi informada da libertação das reféns no distrito de Inhobim, pertencente ao município de Vitória da Conquista.

Por ter passado por uma intervenção cirúrgica recentemente, a esposa do gerente do BB passou mal e foi socorrida em um hospital da região. O comando da polícia se deslocou ao local para acompanhar o retorno das vítimas e tentar prender os sequestradores.

A agência do Banco continua protegida com a presença da polícia, que não divulgou até quando deve permanecer no local.

Fonte: www.sudoestehoje.com.br

Com base no fato acima descrito e no material didático da unidade de aprendizagem responda:

Para que uma negociação tenha êxito existem regras a serem observadas. Aponte e justifique dez regras desenvolvidas pelos negociadores com base nos dados apresentados e pesquisas realizadas por você. (3,0 pontos)

Questão 2

Acabou com um bom desfecho o sequestro em agência bancária na Avenida da Azenha, na Capital. A partir das 18h30min, os três criminosos iniciaram a soltura dos reféns, que eram funcionários e clientes do banco Bradesco. Ninguém foi ferido durante a ação. O cárcere começou às 16h15min, quando houve uma tentativa de assalto frustrada à agência.

A primeira refém libertada foi Vivian Mocks, 33 anos, gerente do banco, às 18h30min. Ela contou que os bandidos estavam fortemente armados e atearam fogo às câmeras de segurança. O sequestro foi acompanhado pelo marido dela, o advogado Fábio Mocks, 33 anos.

A partir das 19h50min, os reféns foram sendo libertados em duplas, até que todos foram soltos. Apenas os homens foram revistados, para garantir que nenhum bandido saísse disfarçado entre os reféns.

Às 20h, seis homens foram libertados pelos criminosos. Desses, dois saíram algemados e foram levados para uma viatura policial. Mais tarde, às 20h15min, três homens saíram da agência e um deles foi revistado e preso.

Os três criminosos foram identificados como Rafael Lopes de Almeida, Michael Silveira Nunes e Gilson Silva Santos, todos com passagem pela polícia por roubo e homicídio de moradores da Vila Cefer, no Bairro Jardim Carvalho. Eles chegaram ao local num Escort cinza e assaltaram a agência.

Outros três bandidos teriam conseguido fugir após a chegada da polícia.

Na ação, a Avenida da Azenha e a Rua Florianópolis, nos fundos da agência, sofreram bloqueios para evitar a fuga dos assaltantes. A interdição provocou engarrafamento nas principais avenidas da Capital, como Ipiranga, Erico Veríssimo e João Pessoa, especialmente de pessoas que se dirigiam ao jogo Inter x Juan Aurich, no Beira-Rio, pela fase de grupos da Libertadores da América.

Fonte: Diário Gaúcho – 09/02/2012

A contenção e o isolamento são medidas imediatas no gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com