TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Tecnólogo em Segurança Pública e Social

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Avaliação à Distância I

Curso Tecnólogo em Segurança Pública e Social

Disciplina: Oficina de texto I

A avaliação poderá ser feita com consulta

  1. Para você, qual a importância da escrita para seu trabalho cotidiano? Responda a esta questão baseado (a) no conteúdo estudado. Traga dois exemplos de seu cotidiano para a resposta. (valor 5,0 pontos)

A escrita foi um importante passo para evolução da sociedade, através de diferentes símbolos, tornou-se possível o registro físico de ideias, decretos, bem como contar a história de determinada sociedade, para gerações futuras.

Atuo como agente de segurança pública, na cidade do Rio de Janeiro, escrever as ações executadas é parte do cotidiano do Policial Militar.

Toda ocorrência policial gera o documento Boletim de Ocorrência Policial Militar - BOPM,  é confeccionado pelo Policial Militar no local dos fatos, diretamente no terminal, por vezes embarcado na viatura. Trata-se de um registro rápido e eficaz, após confeccionado a equipe policial está pronta para o policiamento ostensivo, prevenindo delitos e garantindo mais segurança à sociedade. É documento público lavrado pelo agente público, que faz constar as versões de vítimas, autores e testemunhas e o relatório do agente que faz constar aquilo que ele testemunhou, tem fé pública, e pode ser utilizado como prova em processos judiciais.

Outra função da escrita no serviço policial, são as Ordens de Serviços – O.S. Ao contrário do que possam sugerir um popular, leigo em segurança pública, o serviço policial não é aleatório, o agente em deslocamento a pé ou em viatura do Estado, ou ainda em baseamento fixo em determinado local, este, segue uma Ordem de Serviço por escrito, determinada pelo comandante da área. Tal serviço foi pensado de acordo com a necessidade de determinada localidade. As O.S. são detalhadas, informando os locais e horários bem como suas atribuições.

  1. Comente a crônica Medo de Escrever da escritora brasileira Clarice Lispector. Dentro de sua resposta, valorize a reflexão da autora: Por que é perigoso escrever? Por que pode ser uma cilada escrever? Use 8 linhas, no mínimo, e 12 linhas, no máximo, para a sua resposta. (Valor 5,0 pontos)

Tenho Medo de Escrever

Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto — e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um vazio terrivelmente perigoso: dele arranco sangue. Sou um escritor que tem medo da cilada das palavras: as palavras que digo escondem outras — quais? talvez as diga. Escrever é uma pedra lançada no poço fundo. 


Clarice Lispector, in 'Um Sopro de Vida', Rocco, 2017 

A arte da escrita pode ser fascinante, no entanto, oferece riscos. Ao escrever, torna-se físico, palpável um pensamento, ideologias, experimentos sociais, científicos ou quaisquer memórias. Desta forma expõe o autor, quebrando todas as barreiras do sigilo do pensamento, que o torna passivo de avaliações, elogios, julgamentos, censuras, ou críticas, é preciso estar preparado.

Através da grafia, quem escreve torna-se responsável, o genitor da obra, podendo consagrar-se por tal feito, por vezes herói, em outros o vilão, ou o simples narrador de fatos. É preciso responsabilidade, quando se escreve, imortaliza tal obra, podendo alcançar tempos distintos, influenciar gerações posteriores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (213.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com