TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO, CAUSAS E TRATAMENTO DE MELASMAS

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

  1. Introdução.........................................................................................4

 

  1. Desenvolvimento...............................................................................5-7

     

  1. Conclusão..........................................................................................8

  1. Bibliografia.........................................................................................9

INTRODUÇÃO

        Este trabalho abordará os seguintes temas: definição, causas e tratamento de melasmas,e apresentaremos também um gráfico com base na pesquisa que realizamos em cinco mulheres diferentes sobre o assunto.

Atualmente a dermatologia é de extrema importância para o bem estar, embora uma grande parte das doenças não apresente alto risco. A cultura da beleza, também conhecida como imagem pessoal, já existe a algum tempo, e proporciona bem estar, melhor desenvolvimento e interação tanto na área profissional, como também na social. Por isso a dermatologia, a estética são tão importantes hoje.

Uma das doenças dermatológica mais comum, e que incomoda as pessoas é a melasmas, falaremos um pouco sobre ela nesse trabalho.  

.

1.O que são Hipercromias/melasmas

        

As hipercromias são manchas escuras que surgem na pele, são produzidas pelo excesso de produção de melanina (coloração da pele). Assim a coloração fica mais escura que a coloração normal da pele.

Um dos tipos de hipercromias é a melasmas. Melasmas é um distúrbio pigmentar que causa manchas escuras na pele, principalmente, nas áreas do rosto como testa, nariz, maçãs do rosto.

Os tipos de melasmas são:

  • Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme.
  • Melasma dérmico: depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
  • Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece.

2.Causas que provocam o melasma

São várias as causas que provocam o melasma, mas sua principal causa e a exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez. Na exposição ao sol, a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). A doença também pode surgir  por uso de produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.

 Vários fatores aumentam o risco de a pessoa contrair melasma, entre eles:

  • Ser mulher, pois 90% dos casos de melasmas conhecidos são mulheres.
  • Ter um tom de pele mais escuro, como as africanas e afrodescendentes, indianas, hispânicas e asiáticas, pois são mais propensas a contrair melasma por possuírem mais melanócitos ativos para a produção de melanina (pigmentação da pele)
  • Estar gestante também contribui devido às alterações hormonais
  • Algum familiar direto já ter tido melasma
  • Altas temperaturas, exposição ao sol e período de verão.

3.Tratamento

O tratamento para melasma varia, mas é importante que o paciente se proteja contra os raios ultravioletas e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais. É importante que o paciente dê preferência aos protetores solar que oferecem proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento.

Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer. O método de utilizar cremes clareadores não funciona em todos os pacientes e é um tratamento constante/contínuo. Também se pode optar por tratar a doença com o uso do peeling, que pode clarear a pele de forma gradual e, mais rápido que os cremes. Também existe a possibilidade de usar laser ou outras formas de energia luminosa para ajudar no processo, mas o profissional tem que ser reconhecido na técnica e ela devem ser a mais adequada para o caso. Se não for a mais recomendada ou não for aplicada corretamente, o procedimento pode gerar ainda mais manchas na pele do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com