TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melasma, causas e tratamentos

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        5

4 REFERÊNCIAS        6



  1. INTRODUÇÃO

                   

Essa atividade em grupo tem a finalidade de agregar teoria e prática através da metodologia bibliográfica e de pesquisa de campo associando os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a pesquisa realizada através de questionário aplicado em quinze mulheres. As pesquisas foram realizadas na cidades de Ourolândia e Saúde.


  1. DESENVOLVIMENTO

O melasma é uma hipermelanose adquirida que causa o aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente nas áreas expostas ao sol, como rosto, colo e braços, por influência do aumento de produção de melanina. Essas manchas ocorrem frequentemente em mulheres entre vinte e cinquenta anos, mas acontecem em cerca de dez por cento em homens. Não há uma causa definida para o surgimento do melasma, mas sabemos que tal distúrbio está relacionado a exposição solar sem a devida proteção, alterações hormonais, tais como uso de anticoncepcionais, gravidez, genética, reações fototóxicas e fatores emocionais.

Na pesquisa realizada através de um questionário aplicado em quinze mulheres, observamos que 50% tem entre quarenta e cinquenta e nove anos, 30% entre vinte e seis a trinta e nove anos e 20% maior ou igual a sessenta anos. Destas, 60% afirmaram ter melasmas, enquanto que 40% disseram não possuir essa discromia. Das 60% que responderam que possuem manchas escuras na pele, todas afirmaram que os fatores que levaram o aparecimento das manchas foram os externos, como radiação ultravioleta e luz artificial. Foi indagado para as que possuem melasmas se estas já realizaram algum procedimento para o tratamento das manchas, todas afirmaram que não.  Verificou-se também que 60% são do lar, 20% estão na qualificação de aposentada, valor igual das que se consideram ativas no mercado.

Foi perguntado para as entrevistadas se elas acham que a alimentação exerce influência no tratamento dos melasmas, 70% delas disseram que sim, e citaram que frutas e legumes podem ajudar no tratamento dos melasmas, e 30% acham que a alimentação não exerce influência para o tratamento.

O uso do protetor solar foi apontado por 40% das entrevistadas, enquanto que 60% diz não fazer o uso de fotoprotetor no dia-a-dia. Nenhuma das mulheres ouvidas constatou mudança na qualidade de vida depois do surgimento do melasma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com