TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.082 Palavras (17 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

        

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

BIANCA SACCARDI DE SIQUEIRA           - RA 2268000673

ELISANGELA CUNHA                           - RA 1820585802

FABIANA APARECIDA ROSA               - RA 1820585212

MEIRE YURIKO TAKESHITA                 - RA 2268001077

DESAFIO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

PASSO I DADOS DE IDENFIFICAÇÃO DA ESCOLA................................4

PASSO II DETALHANDO AS AULAS...........................................................5

PASSO III DIVULGANDO OS RESULTADOS............................................8

INTRODUÇÃO.................................................................................................9

DESENVOLVIMENTO....................................................................................11

CONSIDERAÇOES FINAIS...........................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................16

PASSO I  DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

NOME DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL APRENDENDO COM DIVERSÃO

ANO E TURMA: 5º ANO B- ENSINO FUNDAMENTAL

 TEMA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

JUSTIFICATIVA:  O presente trabalho foi discorrido com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional. Desta forma entende-se que o trabalho com diversidade é importante para que o aluno tenha reconhecimento de si e do outro, saiba, respeite as diferentes ao mesmo tempo em que pensa em suas ações.

OBJETIVOS  Reconhecer a si e ao outro, suas limitações e superações, respeite as diferenças de: Opinião, Raça, cor,  gêneros, deficiências; Levar a refletir sobre suas ações para com o outro, entender seus direitos e deveres como cidadão; Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças.

Envolver  os alunos em um projeto sobre diversidade;

- Criar oportunidade para trabalhar as diferenças e igualdade social;

- Propiciar a  discussão e reflexão sobre o preconceito, racismo e discriminação;

- Evidenciar a importância dos aspectos naturais e seus recursos

- Sensibilizar os alunos a conhecer a diversidade por meio da cultura, costumes, religiões, alimentos;

- Envolver professores, alunos, família e funcionários em um projeto que esclareça e regate o respeito à diversidade como base de transformação e progresso social;

- Sensibilizar e envolver alunos,  funcionários, pais e comunidade local em atividades de resgate cultural e conhecimento sobre a diversidade;

- Orientar e estimular a conscientização sobre a importância do respeito, conhecimento,  e a vivencia  com a diferença.

PASSO II DETALHAMENTO DAS AULAS

Dia 1 –  Roda de conversa sobre o tema em questão.

Atividade a ser realizada – Apresentação do tema  “ Educação e Diversidade”, roda de conversa, abordagem sobre o que sabem, pensam, entendem, onde já viram, se conhecem alguém com necessidades especiais, se conhecem alguém que já tenham passado por alguma situação de constrangimento, por ser negro ou ter necessidades especiais ou ser de outro estado ou país,  etc. Para entender o meio cultural e familiar de cada aluno. Mostrar noticias e textos escritos sobre o assunto. Fazer questionamentos que os façam  refletir sobre a diversidade cultural, racismo, preconceito e discriminação, buscar ouvir a opinião de cada um. Abordar assunto sobre homofobia, xenofobia, abordar a temática, sobre, cor, raça, religião, buscando levar os alunos a discutirem e refletirem sobre estes assuntos.  Mostrar dentro do contexto de sala de aula as “diferenças” e semelhanças entre os alunos

Duração da atividade – Aproximadamente 2h 10min

Materiais e recursos necessários – Textos escritos e jornais.

Dia 2 –  língua portuguesa: geografia, História. Questionário  diagnóstico.

Atividade a ser realizado – Retomar o tema com uma conversa e entregar um questionário de sondagem para que os alunos para que eles descrevam suas impressões e o que conhecem do tema; questionário sobre a naturalidade e nacionalidade da família, costumes e cultura  ( responder em casa com os pais) e pesquisa com os funcionários da escola, propor um debate entre os alunos que serão separados em grupos, leitura coletiva de noticias sobre o assunto abordado e sobre como os meios de comunicação principalmente as redes sociais auxiliam na propagação do preconceito, como este meio de comunicação pode ser usado para coibir estas ações, etc.

 Leitura do livro “Menina bonita do laço de fitapedir para que eles ilustrem a história contada e escrevam  suas impressões sobre a história..

Duração da atividade – 2h30 min

Materiais e recursos necessários  jornais impressos, papeis diversos, lápis de cor, canetinha, questionário digitado, canetas e o livro mencionado a cima. 

Dia 3 –  Língua Portuguesa; Geografia; História

Atividade a ser realizado –  Pedir que os alunos escrevam  individualmente  de acordo com seus conhecimentos prévios os termos: Preconceito, Discriminação e Racismo; realizar as leituras das respostas. Organizar um mural com as definições prévias.  Aproveitando o gancho pedir para que cada aluno leia seu questionário que foi levado para ser respondido com a família e o questionário feito com os funcionários e trabalhar o mapa Politico do Brasil, mostrando cada região. Lincar a diversidade familiar com a migração e imigração e abordar o tema escravidão à vinda dos negros para o Brasil com atividades orais. Propor uma pesquisa as definições citadas à cima e sobre a escravidão, como os negros eram trazidos para o Brasil, como se deu a mistura de raça, como eram seus costumes e culturas, danças, culinária etc. Estas pesquisas serão tema de discussão em sala de aula. Também já abordaremos uma apresentação sobre diversidade cultural na escola, com explicação sobre as comidas, danças, músicas que os s alunos escolherem para apresentar.

 

Duração da atividade – Aproximadamente 1hora para cada aula

Materiais e recursos necessários   Folhas com margem, Mapa Politico, papel craft; questionário impresso.

Dia 4 –  Lingua Portuguesa, informática, Ciências

Atividade a ser realizado – Na aula de informática trabalharemos concomitantes com ciências  será feita uma pesquisa e discutir na sala sobre algumas doenças em que suas sequelas podem causar deficiência como: meningite, glaucoma, paralisia infantil e outras, também sobre outras doenças genéticas e hereditárias  como síndrome de dowm e surdez deficiência intelectual, e outras causadas por uso de drogas na gestação. Pedir para que os alunos definam coletivamente por meio de discussão os temas Preconceito, Discriminação e Racismo, ilustrem e escrevam o que aprenderam com o tema para que seja colocado juntamente ao próximo mural. Pedir para os alunos em grupos escreverem coletivamente um cartaz sobre as doenças e síndromes e uma breve explicação de cada uma, para serem colocadas na escola.

Duração da atividade – Aproximadamente 1hora para cada aula

Materiais e recursos necessários  papel craft; papel diversos; caneta hidrocolor, computadores

Dia 5 –  Matemática,  História

Atividade a ser realizado – montar um gráfico regional com os questionários respondidos pelos alunos e os funcionários da escola, este gráfico ira para exposição nos corredores da escola.  Assistir o documentário “Cultura negra” e depois discutir com os alunos sobre suas impressões e aprendizados, fazer apresentação de uma dança regional e degustação na escola de pratos típicos regionais e apresentação dos cartazes produzidos por eles com ações que podem mudar a convivência e o olhar sobre a diversidade e pluralidade cultural organizar os cartazes na escola e apresentar os resultados das pesquisas e dos trabalhos feitos pelos alunos, divulgar aos pais e comunidade por meio de convite para que venham participar do encerramento das atividades. Avaliar o resultado de forma continua:  participação, interação, integração, trabalhos coletivos e individuais dos alunos.

Duração da atividade – Aproximadamente 5 horas de duração para o termino das atividades.

Materiais e recursos necessários  Mídia e computador  para assistir o documentário, papel graft, caixa de som para apresentação de dança, instrumentos musicais, os alimentos trazidos pelos alunos e professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com