TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.376 Palavras (22 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO PÚBLICA

TUTOR PRESENCIAL:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL DA EMPRESA... (Nome da Empresa)

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

BRASILIA-DF,     DE SETEMBRO DE 2014.

SUMÁRIO

1 – Introdução...

2 – Planejamento...

        2.1 – Aplicação...

       2.1.1 – Organograma

       2.1.2 - Estrutura Organizacional

        2.2 - Plano de Capacitação (Diretores e Gerentes)...

       2.2.1 - Metas Gerais do Programa

       2.2.2 - Autoconhecimento e comportamento dos liderados

       2.2.3 - Melhorando a eficácia gerencial

       2.2.4 - Desenvolvendo equipes de alto desempenho

       2.2.5 – Desenvolvendo líderes

       2.2.6 – Definição de Funções do 1º Grau

       2.2.7 – Custo Para a Formação dos Diretores e Gerentes

      2.3 – Plano de Capacitação (Operacional)...

      2.3.1 – Objetivos do Plano de Capacitação

      2.3.2 – Gestão por Processos

      2.3.3 – Relações Interpessoais no Trabalho e na Vida

      2.3.3.1 – Competências esperadas

      2.3.3.2 - Ementa

      2.3.4 – Mapeamento do Capital Humano na empresa

      2.3.5 – Acompanhamento dos Resultados

      2.3.5.1 – Avaliação de Aprendizagem

      2.3.5.2 - Avaliação de reação ou avaliação de eventos

      2.3.5.3 - Avaliação de Impacto ou pós-treinamento

3 – Recomendações Finais á Organização...

4 – Referência Bibliográfica...

  1. Introdução

A globalização trouxe, num ritmo mais acelerado, modificações no
mundo econômica, tecnológico e social, fazendo com que a organização
principalmente a lucrativa, tenha a imprescindibilidade de obter um capital humano
capaz de satisfazer plenamente os objetivos traçados pela entidade organizacional,
para isso, deve existir não só o comprometimento dos subordinados,
mas, também, dos líderes de uma organização, que devem aplicar seus
conhecimentos para a evolução do patrimônio humano.

Implantaremos a estrutura organizacional para interligarmos as posições da empresa, para definirmos quem se subordina a quem, fixando a departamentalização por funções, pois apresenta as seguintes vantagens, permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, que no momento é o forte da empresa, simplificando o treinamento do pessoal, é aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo e reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.

O objetivo da nossa administração é a percepção dos colaborados
em relação ao estilo de liderança democrática que adotaremos na empresa, para construir uma gestão eficaz, flexível e com sucesso duradouro, participando na produtividade dos funcionários, e trazendo satisfação no ambiente de trabalho, com programa de formação de líderes nos níveis estratégicos, diretores e gerentes até o nível operacional, a missão deste programa é prover resoluções para o cotidiano da nossa gestão, a visão é ser reconhecido como agente transformador na vida profissional dos colaboradores, assim, fará todo um sentido o trabalho que teremos na organização, criaremos tal programa pensando nos líderes e seus desafios profissionais, nossa ambição é que o programa cresça através de multiplicadores e que possa tocar mais vidas, formando grandes líderes, não há nada mais estimulante do que mudar o hoje através das nossas escolhas, outro detalhe importante é que não há fim para esse processo sistêmico, porque novas necessidades virão com a evolução, iremos exigir de nossos gerentes e supervisores, concentração, disciplina e foco, e que as conquistas serão o alimento para essa jornada.

  1. Planejamento

             

Inovação esse será nossa meta para alcançarmos lucro, credibilidade e reciprocidade dos nossos colaboradores, trabalharemos com uma estrutura funcional capaz de atuar em todas às áreas da organização que estamos inseridos, capacitaremos em todos os níveis: Estratégico, tático e no operacional, para os diretores e gerentes iremos adotar um programa para formação de líderes com intuito de envolver todo pessoal da empresa e para o operacional treinamento com eficácia, voltada para o capital humano.  

 Na verdade, administrar é muito mais do que uma mera função de supervisão de pessoas, de recursos e de atividades, quando tudo muda e as regras são engolfadas pela mudança, trata-se não apenas de manter a situação, mas de inovar e renovar continuamente a empresa. Isso será nosso objetivo como administradores.

Toda empresa ou organização conta com três níveis de decisão e operação. Mesmo quando a empresa conta apenas com o empreendedor, esta pessoa acaba se desdobrando em tarefas correlatas a esses três níveis.

É importante conhecer esses três níveis para distribuir bem as tarefas e para que a Organização não se descuide de nenhum. Cada nível terá a sua forma de planejar específica.

 Para facilitar, é comum representarmos esta estrutura de níveis organizacionais na forma de um diagrama. Visualize o diagrama abaixo sobreposto à distribuição de cargos e funções de um organograma institucional.

[pic 2]

  • O Nível Estratégico: É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. É aqui que a Organização define e gerencia seu Planejamento Estratégico, definindo, por exemplo, missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas (levando em conta a estrutura de seu segmento de mercado, e as barreiras e custos de mudança), as estratégias corporativas, entre outros fatores, sempre olhando para dentro (análise interna), para seus stakeholder, para o macroambiente (análise externa e de tendências) e para os sinais de seu mercado (na forma proposta por M. Porter).

A função típica deste nível é tomar decisões estratégicas. Isto significa que, ao máximo que puder, os ocupantes de cargo estratégicos devem evitar atividades administrativas de nível tático e atividades de execução de nível operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (313.7 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com