TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE EAD

Por:   •  6/10/2021  •  Ensaio  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIOS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE EAD

José Carlos Santana Fonseca

INTRODUÇÃO

Atualmente os possíveis desafios e dificuldades são relacionadas à falta de equipamentos, escassez de formação prática universitária, dificuldades do uso de softwares, comunicação unilateral ou competência e habilidade para utilizar recursos. Assim, a ieia do projeto em questão se configura no estudo pela necessidade de fazer com que o eucador enfrente a educação virtual, mas para isso deverá estar ciente de que assumirá um papel diferente: será um desenhador de experiências de aprendizagem potencializadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e companheiro do itinerário formativo de seus alunos.

Em vez de dar aulas com o Zoom ou o Meet, o professor deverá concentrar seus esforços no projeto de atividades para que seus alunos aprendam sem ter que frequentar uma sala de aula. Pesquisas nesse âmbito contribuem para a elaboração de novos modelos pedagógicas necessários ao exercício da docência no ensino EaD, possibilitam insumos que podem ser utilizadas no processo formativo do docente para essa modalidade, ao mesmo tempo que colaboram com estudos que fundamentam a elaboração de novas práticas curriculares e metodologias inovadoras.

A opção metodológica consiste na realização de uma pesquisa aplicada, de caráter bibliográfica, que visa relacionar as variáveis de análise central, bem como apresentar subsídios de informação que possam servir de diretrizes para as questões direcionadas aos de safios da educação à distância.

O objetivo geral do trabalho será o de relaizar um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo com o intuito de compreender as implicações, desafios e dificuldades dos professores no processo de transposição do ensino presencial para a modalidade EaD. Os objetivos específicos serão: Iniciar um processo investigativo e bibliográfico sobre os desafios e dificuldades encontrados pelos professores com experiências no ensino presencial ao ingressar como docentes no ensino na modalidade educação à distãncia; identificar os pontos relevantes, dificuldades técnicas e metodológicas enfrentadas pelo docente na experiência de ensino na modalidade EaD, com a intenção de descibrir uma proposta que mude esse quadro atual; descibrir as necessidade de capacitação e treinamentos especificos para a migração de presencial para a educação à distância dos profissionais dessa área de atuação, bem como suas competências e habilidades.

DESENVOLVIMENTO

O Decreto nº 5.622, caracteriza a educação a distância:

Como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (BRASIL, 2005)

Assim, tem-se um aluno autônomo e responsável pela sua própria aprendizagem. É possível destacar algumas características da educação a distância, tais como a variedade de cursos ofertados, mobilidade do cursista, ampla utilização das tecnologias de informação e comunicação que tornam o aluno mais independente.

Para Valente (2003), a educação a distância traz uma ruptura das práticas educacionais tradicionais e, nesse sentido, deve existir boa interação entre aluno e professor e que toda equipe pedagógica possa explorar todos os recursos tecnológicos para práticas pedagógicas e metodologias.

A acelerada evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) está possibilitando mudanças de paradigma em relação à educação. O rápido desenvolvimento dessas tecnologias favoreceu, por exemplo, a criação de diversos ambientes virtuais que proprocionam formas de comunicação diversas tais como: listas de discussão, blogs, fórum, whiteboard chat, videoconferência e mensagens instantâneas (SANTOS, 2010).

Utilizando-se de tecnologias como a multimídia, essa modalidade de ensino trouxe a integração de ênfase multissensorial e uma mudança de paradigma educativo, ou seja, da transmissão de informações via tutor para a construção de saberes pelos alunos.

Apesar de existirem várias conceituações para a EaD, sabe-se que é um sistema de ensino em ascensão e que a tecnologia utilizada está cada vez mais avançada, proporcionando ensino de qualidade àqueles que não podem frequentar o ensino tradicional (RICCI, 2007).

Muitos dos programas de educação a distância podem propiciar como um catalisador para a necessária inovação da Instituição e acabam sendo, pelo menos, tão competentes quanto os programas de assimilação de conteúdo presencial, em especial se o instrutor for bem informado e habilidoso.

O fato de, na EaD, o ensino ser conduzido por intermédio das NTICs torna um desafio para a maioria dos professores que precisam substituir os modos de interação tradicionais e descobrir o potencial destas tecnologias para o processo de ensino aprendizagem (SANTOS; SILVA, 2009). Desse modo:

A presença das TICs na educação implicou reorganização do trabalho didático e chegou a configurar, para alguns, uma nova modalidade de educação, chamada de Educação a Distância (EaD). As práticas de EaD e seu estudo deixaram de ser um tema periférico e assumiram um lugar de destaque no cenário da educação brasileira e mundial. (PEREIRA et al, 2017, p. 09-10)

Diante dessa quebra de paradigma educativo, o professor pode encontrar dificuldade de transpor suas ações educativas do ensino presencial para o ensino virtual, o que pode ser contornado com uma capacitação adequada ou outro tipo de ação, que leve o professor a um processo de reflexão e redimensionamento de sua ação pedagógica, de forma a poder enfrentar o desafio de educar com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que permeiam a sociedade contemporânea (VALENTE; PRADO; ALMEIDA, 2003).

Os professores, ao se deparam com a disseminação de várias tecnologias, necessitam estar atualizados para essa mudança de mercado e preparados para utilizar estas ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem, o que pode tornar a educação um processo fluído e dinâmico, onde professor e aluno interagem e aprendem juntos.

Nesse sentido, um fator relevante na EaD é a formação do docente, visto que essa modalidade requer um processo de mudança por parte do professor em ir além do modelo tradicional de ensino. Nessa perspectiva, estamos diante da construção de um novo paradigma na formação de professores, que visa superar o modelo tradicional positivista de educação e colocar a tecnologia a serviço da produção de conhecimento. (LÉVY, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com