TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIALIZAÇÃO

Artigos Científicos: DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIALIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIALIZAÇÃO

Etapa 1

Uma vida digna significa em primeiro lugar o acesso aos direitos civis, à educação de qualidade e a oportunidades de trabalho e renda. Essas conquistas não ocorrem em curto prazo, são construídas no âmbito de um amplo processo de melhoria contínua da qualidade de vida de um território por seus moradores.

Este processo de mudanças é conhecido como Desenvolvimento Local, um conceito que vem sendo amplamente usado por governos, terceiro setor e no meio acadêmico. É considerado um importante meio de combater a pobreza, pois, promove a inclusão social e fortalece a democracia.

O Desenvolvimento Local – DL “é o resultado da ação conjunta articulada”, exige a participação da comunidade, do conjunto dos diversos atores (ou agentes) sociais, culturais, políticos e econômicos, públicos ou privados, existentes no espaço local (município) “na construção de um projeto estratégico que orienta suas ações em longo prazo”.

Por isso a promoção do DL depende principalmente da capacidade de organização dos atores locais, para que haja gestão de seus recursos e da

capacidade de enfrentar/confrontar os fatores externos.

O desenvolvimento que compõe o DL se encontra na postura que atribui e assegura à comunidade o papel de agente. Isso pressupõe rever a questão da participação. Há que se identificar, resgatar e potencializar valores positivos de uma localidade, fomentando laços de cooperação, reciprocidade e solidariedade para promover o desenvolvimento com mudanças paradigmáticas de pensamento e de ação.

Portanto, DL é um conjunto de estratégias que devem ser adequadas a um território e participação ativa e solidária da população, só assim se encontrarão formas viáveis, sustentáveis, contínuas e organizadas de utilização integrada dos recursos materiais, naturais e humanas disponíveis em prol da obtenção de melhorias no bem estar deles mesmos.

Queremos que todos os nossos bairros e todas as nossas cidades se desenvolvam e, para isso, você é fundamental. Desenvolver-se significa melhorar. Você e as outras pessoas com as quais você se relaciona, unidas, podem ajudar a tornar a sua localidade o melhor lugar do mundo para se viver!

O Desenvolvimento Local podem

acontecer na sua comunidade se você e seus amigos se dispuserem a fazer uso voluntário desse programa, estabelecendo novas amizades com outras pessoas que também tenham disposição e queiram assumir suas responsabilidades no processo de desenvolvimento de sua localidade. O engajamento é essencial para a construção dos sonhos coletivos e para que tais sonhos saiam do papel é necessária à formação das redes de pessoas. Somente com a participação das pessoas (moradores) será possível o desenvolvimento.

A construção das redes acontece quando as pessoas conhecem umas às outras e passam a interagir, a cooperar, a pensar e a atuar coletivamente para melhorar o lugar onde moram. Estas redes devem encampar pelo menos 1% dos moradores das localidades, sem partidarismo ou interesses individuais. Quando houver ambiente adequado, com os moradores envolvidos em redes, dispostos e participantes, passa a ser implantada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com