TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTEBOL

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTEBOL

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário São Camilo-ES,

Cintia Schiavini Beiriz 

Curso de Licenciatura em Educação Física

Cachoeiro de Itapemirim - ES - 2014

Resumo

O desenvolvimento motor pode ser entendido como a capacidade progressiva do indivíduo em realizar funções cada vez mais complexas. O trabalho teve como objetivo identificar a compreensão dos professores de Educação Física, que trabalham com o futebol, e de instrutores de futebol acerca do processo de desenvolvimento motor e de habilidades motoras necessárias à prática do futebol em crianças.

Palavras-chave: Desenvolvimento Motor; Crianças; Futebol;

1 Introdução

O desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas (HAYWOOD; GETCHELL, 2004).

O repertório motor de um recém-nascido segundo Marques e Manoel (1999), sofre grandes transformações em direção a uma habilidade mais elaboradas e, no decorrer do ciclo da vida, o ser humano estabelece novas relações com o mundo exterior, por meio de seu comportamento motor, em constante mudança.

As possibilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com sua idade e chegam a ser cada vez mais variadas, completas e complexas (ROSA NETO, 2002). O desenvolvimento motor definido por Resegue et al. (2003); Oliveira (1995), é a capacidade progressiva do ser humano em realizar funções cada vez mais difíceis. Este processo é o resultado da interação entre os fatores biológicos, do indivíduo e os fatores culturais, próprios do meio social no qual esse indivíduo encontra-se inserido. Assim, a aquisição de novas habilidades está diretamente relacionada não apenas à faixa etária da criança, mas também às interações vividas com os outros seres humanos do seu grupo social.

Na infância, as crianças naturalmente realizam muitas atividades motoras, como correr, saltar, pular, arremessar, entre outras, sendo estas designadas habilidades motoras fundamentais. Estas habilidades motoras fundamentais estão presentes em uma variedade de esportes e de jogos (GALLAHUE; OZMUN, 2005).

O desenvolvimento motor segundo Santos, Dantas e Oliveira, (2004) caracteriza-se pela aquisição de um amplo aspecto de habilidades motoras, que possibilita a criança um domínio do seu corpo em diferentes posturas (estáticas e dinâmicas), locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas (andar, correr, saltar, etc.) e manipular objetos e instrumentos diversos (receber uma bola, arremessar uma pedra, chutar, escrever, etc.).

Devido à grande popularidade de esportes em todo país, muitas crianças têm procurado a prática esportiva em idades cada vez mais precoces, sobretudo em modalidades esportivas amplamente divulgadas na mídia e com forte impacto cultural, como é o caso do futebol. Embora a iniciação esportiva possa proporcionar vivências positivas para o desenvolvimento motor da criança, sabe-se que a especialização precoce também pode trazer diversas complicações para o desenvolvimento infantil (FERRAZ, 2009).

Um praticante de futebol realiza uma variedade de habilidades motoras que podem ser utilizadas em outros esportes e em sua vida cotidiana (FREIRE, 2006).

O professor ou treinador de futebol na fase de iniciação ao futebol deve estimular a criatividade da criança por meio de jogos, que além de aprimorarem a técnica exigida no futebol, propiciem situações reais de jogo, isto é, situações na qual o jogador tem que perceber e analisar o que está acontecendo ao seu redor, encontrar uma solução mental e desempenhar com sucesso a solução motora mais apropriada (CORTEZ, 2006).

Sendo assim, diante da importância da infância para o desenvolvimento motor e das possibilidades de intervenção do profissional de Educação Física nessa fase, o presente estudo de revisão de literatura teve como objetivo analisar artigos sobre o desenvolvimento motor da criança e o papel da iniciação esportiva durante a infância, dando destaque para a prática da modalidade esportiva futebol.

2 Métodos

Foi realizada uma seleção de publicações relacionadas ao tema: “Desenvolvimento motor de crianças praticantes de futebol”. Formam selecionados 8 artigos e os textos foram analisados e sintetizados de forma crítica, a fim de discutir as informações obtidas.

3 Resultados e Discussão

Com o avanço da tecnologia, observa-se que as crianças estão cada vez mais ligadas às atividades como vídeo games e jogos eletrônicos em detrimento das antigas brincadeiras de roda e jogos de rua, ou seja, atividades motoras e lúdicas que contribuem consideravelmente na construção de um repertório motor amplo e diversificado (FERREIRA NETO, 1995).

Diante dessa perspectiva, Barbanti (2005) reitera que, com a mudança do nosso estilo de vida e com a diminuição do espaço disponível, as crianças reduziram a quantidade de movimentos executados, diminuindo o desenvolvimento normal das habilidades motoras fundamentais.

O aprimoramento das habilidades motoras tem seu refinamento através do esporte. De acordo com Manoel (1994) o esporte permite que os indivíduos no estágio transitório melhorem suas habilidades motoras. Considerando que um bom desempenho motor só é possível quando há acúmulo considerável de experiências, conhecimento e domínio do seu corpo sobre o meio e vice-versa, logo a aprendizagem motora está sendo vista como o amadurecimento de aspectos funcionais estimulados pelo ambiente no qual o indivíduo está inserido. Silva (2010) afirma que quanto mais um indivíduo é submetido à prática, maiores serão as possibilidades de obtenção de níveis elevados de qualidade em relação aos padrões motores.

Nesse contexto, a iniciação esportiva infantil deve enfatizar o desenvolvimento motor global das crianças, visto que:

As crianças e adolescentes necessitam de abundância de oportunidades em uma variedade de atividades motoras vigorosas e diárias, com o objetivo de desenvolver suas capacidades singulares de movimento, contribuindo para a formação de um cidadão apto a participar de programas esportivos em geral e de um consumidor crítico em relação a espetáculos esportivos e informações veiculadas pelos meios de comunicação (KORSAKAS, 2009, p. 46).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com