TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESPERDICIO DE AGUA

Trabalho Escolar: DESPERDICIO DE AGUA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Ararangua

2014

IVANI DA SILVEIRA

DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de natureza e sociedade,Ensino da matemática na educacao infantil,Ensino de artes e musica, SeminarioV e Estágio curricular obrigatório.Gestao

Prof. Andréia Zompero,Helenara R. Sampaio, Laura Cava,Raquel Franco

Ararangua

2014

Introducao

A agua é um recurso limitado, e o seu desperdício tem consequencias. Cada setor da economia, cada fatia da sociedade, tem sua parcela de responsabilidade nessa historia. Estamos tão habituados com a abundância de água que esquecemos que ela é fundamental à vida de todos os seres humanos, e à manutenção de todos os ecossistemas. Necessitamos da água para um simples banho, para beber, para a agricultura e para tantas outras necessidades que muitas vezes nem nos damos conta. O fato é que a quantidade de água doce disponível para tudo o que fazemos é muito pequena, perto de 3% do volume total existente, pois os outros 97% é de água salgada. Desses 3% de água doce, grande parte está na forma de gelo, portanto apenas 1% está acessível para a população de todo o planeta.

JUSTIFICATIVA

A agricultura é a que mais consome água quase 63% do que é compactado vai para a irrigação. O uso doméstico é responsavel por 18% do consumo, a indústria fica com 14%. Os 5% restantes são usados para matar a sede dos animais de criação. Todos esses consumidores tendem a usar a água de modo abusivo. A quantidade mínima de água necessária para a vida de um ser humano varia de acordo com seu padrão de vida, o local em que mora, e seus hábitos. O consumo médio por indivíduo deveria ser de cerca de 300 Litros por dia, levando-se em conta que este vive em uma sociedade desenvolvida. Porém, para levar uma vida saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo mínimo de água potável diário seria de 50 litros. No Brasil, é adotado como consumo de água necessário para uma vida confortável numa residência, de 150 a 200 litros por pessoa por dia. Para se ter uma ideia dos maus hábitos com relação ao consumo, “cerca de 75% da água consumida em casa é gasta no banheiro”. As maiores vilãs do desperdício nas instalações prediais são as válvulas convencionais de descarga. Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são dois litros de água desperdiçados. As válvulas de descarga, particularmente as mais antigas, são responsáveis por 40% de toda a água consumida dentro de uma residência. Entretanto, esse consumo é pouco se comparado com os 1.650 litros de água para produzir 1 kg de soja, 1.900 para 1 kg de arroz, 3.500 para 1 kg de aves e 15 mil para 1 kg de carne bovina. O mesmo ocorre com produtos industrializados. São 10 litros de água para 1 de gasolina, 95 para 1 kg de aço, 324 para 1 kg de papel e 600 litros para 1 kg de cana-de-açúcar voltada para a produção do etanol. Para saber se você e os membros de sua casa são consumidores moderados de água, faça o desafio 1: Se o resultado em sua casa for menor que 150 Litros por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água. Se o resultado for entre 150 e 300 Litros é sinal de que vocês estão no limite do bom senso. Mas se passar de 300 Litros, significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo não seria por causa de vazamentos. Todo consumidor de água pode ajudar a economizá-la, abandonando hábitos arraigados

OBJETIVOS.

Como evitar o desperdício de água.

No banheiro :

É o lugar onde mais se consome água em uma residência.

Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos.

Não tome banhos demorados. Tente limitar em 6 minutos. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Só ligue o chuveiro depois de tirar toda a roupa.

Uma válvula de privada gasta muita água em um único aperto. Não acione àtoa e aperte somente o tempo necessário. Mantenha a válvula regulada.

Não jogue lixo no vaso sanitário (fio dental, cabelos...). Evite entupimento.

Na hora da compra, dê preferência às caixas de descargas no lugar das válvulas. Adquira modelos de baixo consumo de água.

Em banheiros públicos use a água de torneira também com moderação. Vários centros comerciais já instalaram sensores ou torneiras que fecham automaticamente a fim de evitar o desperdício deste importante recurso natural.

Na lavanderia:

Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com