TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNOSTICO EMPRESARIAL EM MARKETING.

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.911 Palavras (16 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................................0
  2. ETAPA 1: ENTREVISTA COM O PROPRIETÁRIO OUGESTOR...............................1/2/3
  3. ETAPA 2: ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS EM MARKETING.............4/5
  4. ETAPA 3: IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À ESTRATEGIA DE MARKETING..............................................................................................................................6/7
  5. ETAPA 4: ELABORANDO UM PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO PARA A MELHORIA DA EMPRESA.............................................................................................................................7/8/9/10/11

        

INTRODUÇÃO:

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL.

O primeiro passo para se iniciar um planejamento estratégico de marketing e comunicação é realizar um diagnóstico empresarial, a fim de identificar em que ponto a organização se encontra, quais os problemas a serem resolvidos e quais oportunidades estão disponíveis.

É importante analisar a estrutura organizacional da empresa, pois, através dela, é possível identificar a origem dos principais problemas de comunicação interna e externa. Uma estrutura tradicionalista e mecanicista oferece pouca abertura para o trabalho da comunicação e do marketing. Nessas empresas, a comunicação acontece de forma verticalizada, os colaboradores não participam dos processos decisórios e o foco é sempre na atividade e não nas pessoas. O marketing também não possui uma posição estratégica e, quando existe, não é explorado em sua totalidade.

Em empresas modernas ou contemporâneas, o quadro é bem diferente. Essas empresas perceberam a importância da existência de um departamento de marketing e comunicação bem estruturado e atuante. Nesse tipo de organização, a comunicação acontece de forma horizontalizada, ou seja, todos possuem acesso à informação e ela parte de todos os lados, seja da alta diretoria ou dos colaboradores. Estes também têm a oportunidade de participar dos processos decisórios da empresa, o que contribui para a melhoria do clima organizacional. Em uma estrutura organizacional moderna ou contemporânea, o marketing é peça fundamental e estratégica. É ele quem traça as estratégias comerciais, analisa a concorrência, identifica desejos e necessidades, além de estar em constante contato com o público consumidor, atuando na criação e adaptação de produtos e serviços e no pós venda.

Diagnósticoda Empresa Duo Imóveis corretores Associados.

ETAPA 1: ENTREVISTA COM O PROPRIETÁRIO OU GESTOR

Entrevistamos o Sócio–Diretor Marcos Frias para entendermos melhor a empresa no Rio de Janeiro

  1. A empresa possui um banco de dados de clientes?

“É de extrema importância, não adianta um sistema ser apenas um banco de dados, é fundamental que ele interaja com o corretor, facilitando a vida dele nas rotinas administrativas. Um exemplo: quando fazemos um cadastro é fundamental colocarmos nele todas as informações inerentes ao imóvel/proprietário. Um programa ativo avisa o corretor sobre seus cuidados e necessidades; avisa sobre feedback ao proprietário quando há visitas, quando a autorização de vendas está vencendo, quando o imóvel possui placas, etc. É um aliado das atividades diárias de todos os integrantes da imobiliária. “

  1. Como a empresa determina o preço dos produtos?

“Nossa estratégia de precificação baseada em valor, a empresa coloca o consumidor no centro do processo de definição de preço do produto/serviço. Apesar de complexo, um processo composto por pesquisas, entrevistas e observações pode quantificar, em termos financeiros, a percepção de valor do cliente para cada diferencial existente no produto em relação a concorrência. O preço determinado por essa abordagem pode trazer uma lucratividade maior quando um valor real e único está sendo oferecido para os clientes deste produto/serviço no mercado.”

  1. Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

“O mercado imobiliário me ensinou, como criativo, a buscar uma publicidade de resultados. E devo muito aos corretores que ficavam nos plantões de venda e nos lançamentos de duas grandes empresas do setor, quando, ainda bem jovem, entrava neste mundo da propaganda. Na atualidade a empresa está um pouco recuada neste tipo de comunicação.

  1. A empresa monitora os seus concorrentes?

“Sim! Com certeza, precisamos saber como está o mercado para elaboramos planos de ação.

  1. A empresa realizou alguma vez ou sistematicamente pesquisa para identificar a satisfação dos clientes? Como ela são feitas?

“Sim, fazemos o pós venda e visitas da área comercial. Sempre após a finalização da efetivação da venda , tem um responsável da área que realiza um pós venda, faz contato com os cliente abordando todos os pontos que foram pautados durante a negociação, com intenção de saber a satisfação do cliente”

  1. A empresa realizou ou realiza outro tipo de pesquisa de mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?

“Sim, Pesquisa de Segmentação de Mercado que é um estudo que proporciona a identificação de características de compradores, níveis de demanda, efetividade dos canais de distribuição de produtos e a participação da empresa no mercado”. De forma geral, esse estudo é um levantamento de informações gerenciais estratégicas que podem auxiliar no gerenciamento da empresa. Nele o empresário é capaz de identificar a posição da empresa, consumo de seus produtos, perfil de seus clientes, entre outros, tudo isso pode ser muito valioso se for bem aproveitado, por meio desse estudo é possível adequar a empresa à realidade do mercado e à preferencia do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com