TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E PROPOSTAS DE MELHORIAS NA COPASA

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.494 Palavras (18 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



INTRODUÇÃO

A empresa selecionada para a realização deste trabalho foi a Copasa - empresa de saneamento responsável pelo fornecimento, tratamento e demais serviços de água e esgoto em grande parte de Minas Gerais, especificamente aqui, na cidade de Diamantina- MG.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA,  foi criada em julho de 1963. É uma empresa pública ligada à Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana do Governo do Estado de Minas Gerais, que garante soluções em saneamento por meio da cooperação técnica e da prestação de serviços públicos de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e do desenvolvimento econômico social. Atualmente, a Copasa atende mais de 12 milhões de clientes de todas as regiões de Minas Gerais.

A principal atividade da Copasa é a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, compreendendo desde as atividades de planejamento e elaboração de projetos até sua execução, ampliação, remodelagem e exploração dos serviços de saneamento.

Com o objetivo de promover o acesso da população aos serviços de água e esgotamento sanitário, a Empresa desenvolve iniciativas que buscam melhorar as condições de saúde no Estado, promovendo a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Embora tenha uma política de organização interna baseada nos níveis de excelência, existem alguns princípios que precisam ser revistos na dinâmica da empresa. Esses dados podem ser elucidados pelo questionário aplicado junto ao serviço de Recurso Humano da referida empresa, onde subsidiará a formação e identificação de propostas de melhoria para a empresa.

Não há nenhuma proposta de melhoria que sobreviva sem que a mesma surja da necessidade do grupo, dos envolvidos e quando essa necessidade passa a ser o eixo norteador do trabalho que se pretende realizar, o sucesso é o ponto ápice da chegada. Em uma empresa, tão conceituada como a COPASA, onde as propostas de atuação e de sobrevivência são pensadas e  decididas em grupo, não podem haver ações isoladas e fragmentadas da realidade. O questionário nos auxiliará a definir estratégias de ações conjuntas e medidas interventivas para cada fragilidade diagnosticada.  Na Copasa, o desenvolvimento da equipe de trabalho está explícito na forma de organização e de gerenciamento das organizações o que  favorece, sobretudo o desenvolvimento interpessoal entre as áreas e grupos existentes, com o objetivo da manutenção e o melhor desenvolvimento das equipes de trabalho.  

O sucesso desta empresa se consolidifica quando toda a equipe se desenvolve, quando os seus membros alcançam o desenvolvimento máximo de seus papéis, quando esmeram em atingir o grau máximo de perfeccionismo e os membros acabam por atingir o grau máximo de excelência, fazendo extrapolar o conceito de grupo e construindo uma nova identidade frente à sociedade.

   

DESENVOLVIMENTO

Sendo a empresa analisada uma prestadora de serviços para a sociedade, tem buscado mecanismos de executar suas tarefas de forma clara, planejada e acima de tudo com ética e compromisso social.

A gestão de pessoas realizada na COPASA, é realizada de forma consciente, adequando competências e habilidades pessoais à necessidade de desempenho  profissional do servidor, tornando uma excelente vantagem para o desempenho profissional com atividades  mais adequadas de trabalho e com empregados mais satisfeitos, proativos, autônomos, motivados, contagiando seus pares e, sobretudo, elevando o nome da empresa e de seus responsáveis. 

A gestão de liderança viabilizada pela  competência gerencial se dá pela capacitação, pelo desenvolvimento de habilidades para o desempenho do papel de mentor na Copasa, expandindo as capacidades e habilidades dos líderes setoriais da empresa. A liderança é item essencial no desenvolvimento dessas competências. O líder deve exercer domínio e poder sobre si próprio, conduzir sua vida pessoal e profissional na direção de sua visão, comprometendo-se para transformação da sua realidade e, com sua postura e atributos, possa influenciar, conduzir, orientar, guiar, mostrar o caminho, inspirar, motivar os membros de sua equipe para a realização das metas previamente traçadas.

Uma estratégia de trabalho realizada na empresa que merece ser destacada é o Planejamento de Ações integradas, sendo possível que resultados obtidos pela Copasa são vistos são fruto do empenho e da qualidade do trabalho de todos os seus colaboradores que compõem seus funcionários de nível administrativo como os diretores e gestores de cada área ou seja, aqueles que administram as ações determinadas e acordadas entre os gerentes, os sócios e até mesmo os seus diretores de áreas  – tanto aqueles não mais fazem parte do quadro de empregados quanto os efetivos –, os quais, com dedicação e comprometimento, ajudaram a construir os alicerces para o desenvolvimento da Empresa e a vencer os desafios propostos.

Levando em consideração a importância das pessoas e a forma de como o capital humano deve ser administrado, visto que a retenção de talentos nos tempos atuais é uma questão de sobrevivência organizacional, a COPASA criou um banco de talentos no seu setor de Recursos Humanos. A gestão de pessoas deve preocupar-se não apenas em oferecer um bom salário, mas sim com outros fatores importantes, como a seleção, treinamento, desenvolvimento, motivação, qualidade de vida, valorização e reconhecimento profissional dos talentos, com o intuito de criação de situações que efetivamente demonstrem que a organização procura corresponder às expectativas de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (229.5 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com