TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  27/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 10

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BASÍCA

Jorge enir dos santos pinto júnior

(sp.junior1@gmail.com)

Melissa barbosa de amorim

(melissab.amorim@gmail.com)

Metodologia da pesquisa-PROF: MSC: CHARLES GUIDOTTI

Resumo

Observando diversos fatores que podem vir a exercer qualquer influência sobre a aprendizagem dos estudantes da educação básica, sendo eles internos ou externos ao meio escolar. Como condições sociais precárias, falta de infraestrutura escolar, falta de meios de acesso à informação dentre outros, neste caso em especifico o foco está nos anos finais do ensino fundamental. O seguinte estudo foi desenvolvido com intuito de apontar quais são os obstáculos enfrentados por esses estudantes da educação básica. Aonde se buscou entender de forma clara que fatores podem vir a propiciar tais dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de ciências naturais.

Palavras-chave: Dificuldades. Educação básica. Aprendizagem, Ciências naturais.

Introdução

Observando a história da educação básica nacional que é marcada por inúmeras mudanças estruturais e nos conteúdos apresentados não somente na área de ciências naturais. Mas de modo geral em todas as demais áreas do saber. O que acabou por sua vez desencadeando certo “misticismo” popular em relação ao conhecimento cientifico, ou seja, como se encontrasse além da capacidade de pessoas externas ao meio acadêmico/cientifico.

No cenário da educação atual podemos observar ainda resquícios desse “misticismo” em relação ha área do saber de ciências naturais. Partindo deste ponto e tentando entender ou mesmo desvendar o porquê desse pensamento ainda permanecer dentre a grande massa da população. E ainda descobrir se o mesmo tem alguma influência sobre a dificuldade apresentada por alunos da educação básica, nesse caso em especifico os do ensino fundamental em entender e assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula.

A princípio, não se pode falar em ensino de ciências atualmente, sem mencionar a educação inserida na sociedade. Como de acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, aonde nota-se o interesse em uma interação do aluno com os possíveis vínculos com a sociedade. É importante que o ensino de ciências esteja anexado com a realidade do aluno, ou seja, que ele possa vir a retirar do ensino de ciências e aplicar no seu Cotidiano. E é nada mais que o método educacional ligado com o meio social, um modo ou a maneira com que o aluno é interligado com o conteúdo/realidade.

O aluno deve estar preparado ao sair do âmbito escolar, e ter condições para enfrentar o mercado de trabalho e desenvolver uma maneira sistemática de conhecimento que seja capaz no uso de sua cidadania que irá contribuir para uma vida melhor, ou seja, o aluno deve corresponder às expectativas do mundo moderno e tecnológico. Seguindo nesta linha o seguinte projeto foi desenvolvido com o intuito de entender quais são os principais problemas e obstáculos enfrentados em relação à aprendizagem dos estudantes para com área do saber de ciências naturais na educação básica.

Revisão da literatura

Buscando entender tais dificuldades no que diz respeito à area de ciências naturais na educação básica, é indispensável inicialmente entender os obstáculos na realidade dos docentes inseridos no meio escolar. Como podemos observar de acordo com Lima e Vasconcelos (2006, P.397-412).

O educador em Ciências tem sido historicamente exposto a uma série de desafios, os quais incluem acompanhar as descobertas científicas e tecnológicas, constantemente manipuladas e inseridas no cotidiano, e tornar os avanços e teorias científicas palatáveis a alunos do ensino fundamental disponibilizando- as de forma acessível. Isto requer profundo conhecimento teórico e metodológico, e dedicação para (tentar) se manter atualizado no desempenho de sua profissão.

Ha alguns docentes que ainda podem vir a ter de lidar com algumas deficiências em sua própria formação acadêmica o que pode gerar diversos obstáculos a mais no exercício da docência. Além das inúmeras variáveis possíveis que podem dificultar o trabalho em cada escola, como a falta de infraestrutura, a falta de apoio da gestão escolar para projetos, a violência na escola, à desvalorização da classe pela sociedade como um todo. Além de se manter atento e continuar estudando de forma constante os novos resultados e descobertas do meio acadêmico, afim, de repassar esse novo conhecimento a seus alunos e se manter atualizado. Como e observado por Lima e Vasconcelos, pois a rapidez com que os conceitos se ampliam e surgem novas tecnologias faz com que a formação do professor possa ser considerada “obsoleta” poucos anos após sua graduação (2006, P.397-412).

Também podemos elencar a falta de um enfoque maior na divulgação das mídias sociais direcionadas as grandes massas, sobre o conhecimento cientifico que acaba deixando a população alheia ao que acontece na academia. Isso pode ser um fator a influenciar o desinteresse dos estudantes pela área de ciências naturais, uma vez que todo o conhecimento produzido na academia se mantem fora do cotidiano dos mesmos. O que deveria acontecer de forma diferente, ou seja, o conhecimento deve ser apresentado a toda comunidade e a mesma deve reconhecer sua importância como é mencionada por Angerami (1994 p.1-2).

Nos países em desenvolvimento, onde é grande a massa de autodidatas, os.

Periódicos funcionam como escolas, especificamente para áreas geográficas distantes. A divulgação do conhecimento adquire então, além da função atualizadora, de ensinar ou recordar princípios fundamentais a de valorizar o conhecimento científico como base de toda a atividade prática. A comunidade a qual são endereçadas as publicações não e passiva, ela aplaude, rejeita; em outras palavras pesquisa e uma atividade social.

Tendo em vista as ideias mencionadas, Podemos adentrar de forma mais clara a discussão dos resultados, e apontar de que forma alguma dessas variáveis pode influenciar na aprendizagem dos estudantes da educação básica.

Metodologia de pesquisa

A pesquisa foi então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com