TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.972 Palavras (20 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE (COLOCAR)

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME DO ACADÊMICO (A) (COLOCAR)

RA (colocar)

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

TUTORA EaD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES

CIDADE / ESTADO (COLOCAR)

2014

INTRODUÇÃO

        Como recém-contratada para o cargo de diretor administrativo da empresa Hosterdan Hipermercado, desenvolvi ao longo deste desafio a estrutura organizacional da empresa, junto com seus planos de gestão, elaborando assim um planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe. Foi desenvolvido também um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional.

         A função de recursos humanos no Hoterdan Hipermercado está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos. Buscando também atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule a motivação e liderança de equipes de trabalho.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Definição: 

Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.

Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa e se divide em dois tipos: Estrutura formal e Estrutura informal.

Estrutura formal, objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

Estrutura Informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.

Ao ser contratada pelo Hortedan – Hipermercado, no cargo Diretor Administrativo e de Projetos, com objetivo de desenvolver: modelagem da estrutura; capacitação e/ou desenvolvimento de competências gerenciais, analisei as informações colhidas pela pesquisa realizada pela empresa de consultoria, na qual me apoiou no desenvolvimento de ações de melhoria para esta organização, assunto que será abordado com mais detalhes a seguir.

Um dos pontos principais sobre o Hipermercado é que trata-se de uma organização funcional, na qual possui uma estrutura hierárquica e centro em um forte conceito de supervisores e subordinados. A autoridade de controle, muitas vezes chamado de gestão de topo, coordena com cada nível de gestão e departamento funcional para manter a organização funcionando perfeitamente. Os funcionários são alocados com base em suas funções dentro da empresa, cada departamento tem um líder, um gerente de departamento. Comuns departamentos funcionais incluem compras, recursos humanos, contabilidade, vendas e marketing. Como indivíduos, melhorar ou mudar suas habilidades, eles podem se mover entre os departamentos para executar funções diferentes.

Características:

Como organização funcional, cada subordinado se reporta simultaneamente a vários superiores especializados, porém reporta-se a cada um deles no assunto de sua especialidade;

As comunicações entre os departamentos são efetuadas diretamente sem necessidade de intermediação hierárquica. Pois, elas não seguem a cadeia de comando. O processo decisório não depende de hierarquia de autoridade, mas da especialidade do conhecimento e cada órgão ou cargo em todos os níveis da organização baseia-se no primado da especialização, contribuindo cada um com sua especialidade.

Com estas características, geram benefícios para a empresa, assim como também pontos negativos.


Exemplo de pontos positivos:

Especialização em todos os níveis hierárquicos, proporcionando uma melhor supervisão técnica, aplicando o conhecimento sem a intervenção da hierarquia;
Comunicações diretas e sem intermediação, tornando mais rápido a resposta, reduzindo possíveis distorções; Separação das funções de planejamento e controle das funções de execução.

Exemplo de pontos negativos:

A autoridade funcional traz como consequência uma enorme dificuldade dos órgãos ou cargos superiores em controlar o funcionamento dos órgãos ou cargos inferiores. Quando recebe orientação diversa de dois órgãos especializados diferentes, o funcionário nem sempre faz aquilo que lhe é solicitado;
Há o perigo de o funcionário procurar orientações do especialista menos indicado para o problema;
Há uma tendência de gerar concorrência entre os especialistas;
Tendência à tensão e aos conflitos dentro da organização, aliado a perda da visão de conjunto da organização;
Confusão quanto aos objetivos da empresa.

Analisando as desvantagens da organização funcional, identifiquei que para o Hipermercado este método não atende à demanda, pois trata-se de uma empresa de grande porte, em que diretores e gerentes estão sobrecarregados, sendo necessário um plano de ação que envolve uma assessoria aos níveis institucional e intermediário da empresa, assumindo a administração da empresa, permitindo a Diretoria/gerência dedicar mais nas funções gerenciais, nos objetivos básicos da organização, bem como vendas e expansão. Para isso, encontrei no tipo de organização linha-staff, as características mais completas, com benefícios vantajosos, pois provêm da combinação dos tipos de organização linear e funcional, que busca incrementar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (583 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com