TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Resenha

Exames: Definição De Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

1 DEFINIÇÃO

Segundo Ferreira (1996) Resenha é uma “apreciação breve de um livro ou de um escrito”.

FERREIRA, A. B. Miniaurélio século XXI: O minidicionário da Língua Portuguesa. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

“Resenha é uma abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, analisando-o, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor”.

CABRAL, PAULO; GUIMARÃES, DILVA. Resenha. Jus navigadi, São Paulo, ano 4, 2014. disponível em <http://www.significados.com.br/resenha/>. Acesso em 5 de Setembro de 2014.

Candeloro e Santos (2006, p. 43) disseminam que a resenha “é aquela em que o acadêmico não se limita a resumir a obra resenhada, que pode ser um livro na íntegra, um capítulo de um livro ou um artigo de revista cientifica [...] analisa-lo criticamente, ao final, emitindo sobre o mesmo um juízo crítico”.

CANDELORO; SANTOS, Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas, Vanice dos Santos; Rosana J. Candeloro. Porto Alegre, AGE, 2006.

2 OBJETIVO DA RESENHA

“Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificação do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista. Tem o objetivo de estimular o aluno a compreender e criticar”.

RESENHA normas para uma elaboração. Minas Gerais: Escola superior em meio ambiente, 2013. Disponível em <http://www.esma.edu.br/downloads/normas/Normas_resenha_esma.pdf>. Acesso em 7 de Setembro de 2014.

Prodanov (2013, p. 152) ressalta que “Mediante a leitura do resumo da obra e da sua avaliação, oportunidade que a resenha possibilita, a pessoa pode decidir sobre a conveniência ou não de ler ou adquirir tal obra, assistir a um filme etc”.

PRODANOV, Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico, Cleber Cristiano Prodanov, Novo Hamburgo, Feevale, 2013.

3 TIPOS DE RESENHA

3.1 RESENHA CRÍTICA

Segundo (LAKATOS, 2001) “resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feito pelo resenhista.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com