TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2° Semestre

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome: Wellington Eduardo Ferreira da Luz

RA: 1221413215

Série: 2° semestre

São Paulo

2016

Universidade Anhanguera – Uniderp

Polo Pirituba

Curso Matemática

Trabalho apresentado às disciplinas de Direitos Humanos, Geometria Analítica e Vetores, Matemática no Ensino Fundamental, Pré Cálculo, Teoria dos Números e Álgebra para o curso de graduação de Matemática, sob orientação da tutora Profª Claudia Farias.

São Paulo

2016

1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo verificar a possibilidade da realização de atividades interdisciplinares envolvendo a Matemática e os Direitos Humanos como estratégias para minimizar os problemas de violência que ocorrem dentro e fora das escolas.

Para tanto propusemos a seleção de alunos do Ensino Fundamental e Médio que mais apresentaram esse tipo de comportamento, a fim de possibilitar a eles oportunidades de levantar dados e informações, formular, resolver e decidir questões de interesse, como também proporcionar o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da elevação da autoestima, da intuição da curiosidade, elementos esses que são importantes para o processo de socialização.

As discussões geradas e o contato com dados e informações contribuirão para que os alunos possam compreender a necessidade do aprendizado escolar na sua realidade social e no seu cotidiano, visualizando a matemática como um instrumento da análise e interpretação desta realidade.

Essa dimensão de ensino e de aprendizagem da Matemática leva o aluno a identificar o conhecimento por meio de suas próprias experiências, por meio da Matemática aprendida fora do ambiente escolar. Sendo assim reconhecemos o conhecimento fora da escola como um processo acumulativo, transmitido através de gerações, que interage no sistema intelectual e social do indivíduo, refletindo sobre uma educação multicultural (D'AMBRÓSIO, 2001).

2. DESENVOLVIMENTO

A escola fica localizada em um bairro da periferia da cidade, que no momento se encontra em ampla expansão mobiliária, possuindo várias construções em desenvolvimento. Sendo assim será proposto aos alunos realizarem visitas a essas edificações com autorização prévia de seus pais ou responsáveis, como também, dos proprietários das construções. Durante essa visita os alunos serão acompanhados por um grupo de professores que serão seus orientadores durante o desenvolvimento da atividade.

Pretende-se que no decorrer do processo de visitação, os alunos percebam a matemática institucional inserida em vários aspectos, em especial os conteúdos de Geometria, que lhe parecerão muito familiar aos vistos em sala de aula. Em seguida, será solicitado que fiquem à vontade para trocarem ideias com os colegas e será distribuído a cada um deles os seguintes materiais: folha de sulfite, lápis, borracha e régua. Cada aluno deverá fazer um “croqui” da planta de uma casa que poderá ser até mesmo a sua própria residência, sendo descrito todo o processo de construção de uma casa desde o alicerce até o acabamento.

Durante o período da atividade os professores se limitarão apenas na observação e quando solicitado procurarão de forma proposital responder as dúvidas de maneira evasiva, porém, incentivadora. Com esse comportamento se objetiva que seja evidenciado que em alguns momentos os alunos possam se sentir inseguros ao não receberem respostas concretas as suas dúvidas, porém, isso propiciará uma maior integração dentro do grupo, tais como, a troca de opiniões e o esclarecimento das dúvidas entre eles.

É sabido que alguns alunos poderão utilizar alguns termos matemáticos, porém não o suficiente para atender todos os requisitos exigidos para a montagem do “croqui”.

Pretende-se que durante a realização desta atividade ocorra uma importante discussão sobre os métodos culturais adquiridos por meio do convívio social e também sobre os sistemas de medidas e volume, frisando objetos geométricos de várias formas, utilizando o metro, seus múltiplos e submúltiplos, promovendo assim o estudo do conteúdo relativo ao sistema métrico decimal.

Cada professor-orientador deverá fixar com os alunos somente objetivos propostos para o ensino da Matemática, trabalhando dessa forma com conteúdos pertencentes ao currículo oficial, esses conteúdos são descritos por Pires (2000) como:

Introdução à Geometria:

Sólidos Geométricos

Figuras Planas e Espaciais

Ângulos

Posicionamento entre Duas Retas

Triângulos

Quadriláteros

Sistemas de Medidas:

Medidas de Comprimento

Medidas de Superfície

Medidas de Volume

Medidas de Massa

Números Racionais Relativos:

Representação Geométrica dos Números Racionais

Operações com Números Racionais

Números Decimais

Operações com Números Decimais

Transformação de Frações com Números Decimais

Noção de Proporcionalidade

Razão e Proporção

Regra de Três

Porcentagem

Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com