TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional processos gerenciais

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas estão passando por grandes mudanças técnicas e organizacionais induzidas pelo mercado, tendo como objetivo não só garantir a sobrevivência, mas também assegurar seu crescimento e lucratividade.

Este trabalho aborda o caso de um Hipermercado com dificuldades para se adaptar às exigências do mercado atual, precisando de drásticas mudanças para se recuperar dos prejuízos que vem sofrendo por isso.

A estrutura organizacional e suas estratégias de competitividade no mercado são afetadas por todos esses aspectos. A simples utilização de pessoas como recursos dentro da organização pode não surtir um efeito satisfatório para as empresas sendo, desta forma, mais importante considerar recursos humanos como pessoas sujeitas a influências de seus líderes e do ambiente organizacional em que atuam, tornando-as, assim, mais produtivas, conscientes e satisfeitas com o trabalho que desempenham.

Para o desenvolvimento deste trabalho, foi necessário observar os pontos deficientes na estrutura da organização, extraindo assim quais medidas deveriam ser adotadas pela organização para voltar a crescer.

Os principais pontos foram em relação à disposição da estrutura organizacional funcional, gerenciamento e liderança, política de contratação, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, capacitação, organização e distribuição de funções. Estes aspectos sofreram alterações para alcançar a melhoria no desempenho e lucratividade que se espera, conforme se verá adiante.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A empresa varejista de alimentos, Hoterdan Hipermercado, possui características funcionais, desta forma será utilizada a estrutura organizacional funcional, na qual há uma chefia para cada função, que serão distribuídas por gerências, enquanto que os demais colaboradores de níveis inferiores, se submetem a mais de um chefe. Esta estrutura se organiza de acordo com os recursos técnicos a serem utilizados, tendo como necessidade básica a especialização. Esta estrutura já é atualmente utilizada pela empresa, mas passará por melhor análise ao elaborar o desenho organizacional, oferecendo maior foco nas gerências e na política de treinamento e contratação de novos funcionários.

Para melhor visualização o organograma da estrutura organizacional será dividido, estando inclusos no organograma acima somente a Presidência e Diretorias, sendo elas Diretoria Financeira, de Compras e de Operações, já que a assistência jurídica, de recursos humanos, de marketing e a administrativa são obtidas através de consultoras.

A área financeira e de compras têm menor número de colaboradores, sendo respectivamente 5 (cinco) colaboradores na primeira e 6 (seis) na última. A Diretoria de Operações, por sua vez, está responsável por maior número de colaboradores, por isso possui também gerentes que se submetem à diretoria e têm como seus subalternos diretos supervisores, estando abaixo deles os trabalhadores operacionais. Os gerentes desempenham o papel de chefia de primeira linha, enquanto que os supervisores ocupam o nível intermediário, desta forma, enquanto os supervisores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com