TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Local E Territorialização

Exames: Desenvolvimento Local E Territorialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  4.828 Palavras (20 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 20

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORA EAD: MARIA EDILENE X.ROCHA GARCIA

TUTOR EAD: Taguatinga / Distrito Federal

2014

Introdução

Movimento social refere-se a uma ação coletiva de um grupo organizado que tem por objetivo alcançar mudanças sociais através do embate político e para que isso aconteça em uma sociedade com alguma forma democrática, suas demandas devem ser atendidas em determinadas proporções. A forma de organização social é voltada para os processos de mudanças e transformação social, onde inserem os movimentos e as formas de mobilização em redes, destacando categorias que tem sido utilizada para a análise dessas mobilizações.

As redes de movimentos sociais, na atualidade, caracterizam-se por articular a heterogeneidade de múltiplos atores coletivos em torno lutas e movimentos sociais. Os elementos sobre as categorias básicas utilizadas no campo associativo atual destacando a categoria das redes sociais, onde o objetivo central é o mapeamento e analise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressas em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns. O uso de redes e estruturas associativas existentes na sociedade civil com meros agentes instrumentais para resolver problemas decorrentes da má distribuição dos serviços sociais públicos, via a participação daqueles agentes em projetos e parceria publica. Podemos também observar o caráter educativo dos movimentos, seu papel na cena publica relativo ao tema da inclusão social, a cultura política e suas manifestações na área da educação.

Os pontos relevantes que diferenciam os movimentos na atualidade, em relação a outros momentos do passado, são:

1) A necessidade de qualificação do tipo de ação coletiva que tem sido caracterizado como movimento social do qual uma característica básica é possuir uma identidade. Questões como a diferença e a multiculturalidade tem sido como incorporadas para a construção da própria identidade dos movimentos. A igualdade é ressignificada com a tematização da justiça social; a fraternidade se retraduz em solidariedade; e a liberdade associa-se ao principio da autonomia - da constituição do sujeito, não individual, mas coletivos; autonomia entendida como inserção e inclusão social na sociedade. Os movimentos sociais sempre têm um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas. Os movimentos sociais na atualidade realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política. Tem grande poder de controle social e constroem modelos de inovações sociais, podendo vim a ser geradora de saberes.

2) Na atualidade, os movimentos sociais são distintos tanto daqueles que levaram a sua emergência no século XIX e nas primeiras décadas do século XX. No Brasil especialmente os atuais movimentos sociais são distintos dos movimentos que ocorreram na fase do regime político populista. O novo milênio apresenta uma conjuntura social e política extremamente contraditória na América Latina. Ao mesmo tempo em que vários movimentos sociais tiveram em diversos países, mais condições de organizações tanto interna como externa, dado o ambiente político. Esses movimentos sociais são extremamente diferenciados segundo ao tipo e grau de organização, demandas, articulações, projeto político, trajetória histórica, experiências vivenciadas principalmente no plano politico-organizativo, e abrangência territorial. Outros movimentos que sempre estiveram à sombra e tratados como insurgentes emergem com força organizatória. Os movimentos negros, ou afrodescendentes como preferem alguns, avançou em pautas de luta, a exemplo do Brasil como a política de cotas nas universidades, programas. A área de educação, especialmente a educação na escola básica tem sido a fonte de protestos de grandes dimensões.

3) As alterações do papel do Estado em suas relações com a sociedade civil e em seu próprio interior. As novas políticas sociais do Estado globalizado priorizam processos de inclusão social de setores e camadas tidas como vulneráveis ou excluídas de condições socioeconômicas ou direitas culturais. Esse papel e realizado de forma contraditória. A grande mudança observada nos estudos sobre as políticas de parceria do Estado com a sociedade civil organizada esta na direção do foco central da analise: do agente para a demanda a ser atendida. Reconhecem-se as carências e buscam-se superá-las de forma holística. As políticas sociais têm sido feito recortes no campo social, destacam os pobres e, entre esses, os miseráveis, os mais excluídos e/ou em situação de risco. As políticas de atenção passaram a ser dirigidas ao mais pobre; a unidade de atendimento passou a ser digerida aos mais pobres; a unidade de atendimento passou a ser o individuo ou a família. Os novos cenários das políticas publicam cria um deslocamento: na questão de desigualdade para a questão das diferenças e da igualdade para a equidade. O tratamento das desigualdades deve ter como horizonte a igualdade. Como isto é difícil numa sociedade tão desigual como a brasileira, desloca-se o foco para o outro tema: o das diferenças. Desigualdade não e o mesmo que diferença. A diferença reflete a diversidade da espécie e de suas formas de organização política e de expressão cultural. O clientelismo e as trocas de apoio voltam à cena, assim como manifestações publicas para defender um pseudovontade geral, quando a realidade está se defendendo interesses de segmentos particulares.

4) Novo cenário, as relações desenvolvidas entre os diferentes sujeitos sociopolíticos presentes na cena publica alteram-se neste milênio. Pode citar nestas mudanças: a difusão do uso das novas tecnologias e a expansão dos meios de comunicação, os conflitos étnicos provocados pelos processos imigratórios e pelos deslocamentos migratórios no interior das nações, as citadas novas políticas sociais de caráter compensatórios dos governos. Questões básicas que dão suporte à expressão do capitalismo, em termos de intraestrutura, tais como água, energia, certo mineral etc. Em síntese: ações coletivas geradas por movimentos sociais do tipo MST.

5) Grandes lacunas permanecem na produção acadêmica a respeito dos movimentos sociais, embora elas tenham estado presentes na literatura há algum tempo e alimentado o debate a respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com