TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio-Histórico

Por:   •  21/10/2018  •  Resenha  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

                     Faculdade Sumaré

                        Nome : Dalira Moreira Dias                             RA:1811783

KOLL, Marta de Oliveira. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento:  um processo sócio-histórico .

 São Paulo: Scipione, 2010.

                    A concepção de Vygotsky sobre as relações entre o desenvolvimento e principalmente sobre a zona de desenvolvimento proximal. É na zona de desenvolvimento proximal que a interferência de outros indivíduos é mais transformadora, processos já consolidados não necessitam de ação externa para ser desencadeados, por exemplo: Para a criança que ainda não desenvolveu a habilidade de amarrar seus sapatos, a pratica da intervenção não vai surgir efeito e também não ira surgir para aquelas que já sabem como amarrar seus sapatos, essa prática só surtirá efeito com aquelas que já desenvolveram esse conhecimento, ou seja, já sabem amarrar mais precisa ser aprimorado ,precisa melhorar o seu aprendizado.  O aprendizado impulsiona o desenvolvimento e a escola tem o papel essencial na construção do ser psicológico adulto. Portanto para os alunos que frequentam a escola o aprendizado escolar é o elemento central do seu desenvolvimento, desde que a escola funcione  realmente como um motor de novas conquistas psicológicas, o processo escolar precisa ser construído em etapas de acordo com o estagio de aprendizado de cada aluno individualmente, visando que o nível de aprendizado varia de acordo com cada sujeito.

                 O professor tem o papel explicito de interferir na ZDP  dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente .O único bom incentivo é aquele que se adianta ao desenvolvimento, afirma Vygotsky .A assistência, a demonstração, fornecimento de pistas, debates, entre outros são fundamentais na promoção do bom ensino, ou seja, a intervenção dos outros sujeitos envolvidos na escola (professores, alunos, direção ) é explicitamente fundamental para o desenvolvimento do individuo .

                 Vygotsky não propõe uma pedagogia autoritária, sua proposta é o papel da intervenção no desenvolvimento e seu objetivo é trabalhar com a importância do meio cultural e nas relações entre indivíduos no percurso do desenvolvimento. A ideia  do psicólogo é explicitamente baseada na reconstrução e na reelaboração por parte do individuo e sobre o que lhe é transmitido através do seu meio cultural. Para ele, a consciência individual e os aspectos subjetivos que constroem cada pessoa são essenciais no desenvolvimento da psicologia humana, dos processos psicológicos superiores e a recriação por parte de cada ser é a base do processo histórico que está sempre em transformação da sociedade.

                       Segundo Vygotsky, a imitação não é uma mera copia de um modelo, mas sim a reconstrução individual daquilo que é observado nos outros. Para ele a atividade imitativa. Essa atividade é a oportunidade de aprender algo novo. Por exemplo: Uma criança que imita o adulto escrever está amadurecendo o processo de desenvolvimento que levará a escrita.

                      A noção da zona de desenvolvimento proximal é fundamental nessa questão, levando em conta de que só é possível a imitação daquilo que já esta na ZDP do sujeito.  É interessante destacar que a interação entre os alunos provoca intervenções no desenvolvimento da criança, em relação a atividade escolar, isto é uma criança mais avançada em determinado assunto podem ajudar as demais a entender o mesmo ,sendo assim mediadora do conhecimento, exemplo : Se o professor dá uma tarefa individual aos alunos em sala de aula ,a troca de informações e de estratégias entre esses alunos não devem ser considerada como procedimento errado, pois pode se tornar um processo produtivo para cada um deles, da mesma forma quando o aluno recorre á algum adulto para ajuda-lo na tarefa escolar ,esse não esta burlando a regra de aprendizagem e sim desenvolvendo seu próprio conhecimento através da intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com