TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Histórico

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

PIO DÉCIMO

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DAIANE PIO DÉCIMO

Biofísica

Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade PIO DÉCIMO como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Biofísica no 5º período, sob orientação do Prof.ª. Flávia Alcântara

Aracajú - SE

Abril de 2016

A biofísica é uma ciência interdisciplinar que parte do princípio e utilização de métodos da física para solucionar situações atribuídas à biologia.

Neste sentido, estuda-se a biofísica da circulação sanguínea, no que diz respeito a função de comunicação entre matéria e energia nos diversos comprimentos biológicos. A circulação sanguínea tem um mecanismo de vai-e-vem ininterrupto de nutrientes e compostos metabólitos diversos, ministrados por uma energia potencial e cinética no sistema do organismo (HENEINE, 2010).

O sistema circulatório dos vertebrados tem como características a circulação fechada, completa e dupla a qual impossibilita a mistura do sangue arterial e venoso. O coração é o órgão responsável pelo bombeamento sanguíneo, é constituído de um tecido muscular denominado miocárdio, que fica encerrado num saco fibroso, uma serosa chamada pericárdio. Encontra-se dividido internamente longitudinalmente, formado de duas câmaras que se comunicam: átrios e ventrículos (SOARES, 1998).

O movimento de bombeamento do coração é responsável por pulsar o sangue por todo o corpo, que tem a velocidade maior que a corrente sanguínea. A contração responsável por essa pulsação é a sístole e diástole, a sístole contrai os músculos do coração, expulsando o sangue do órgão, já a diástole faz os músculos relaxarem e permitem a entrada de matéria no coração.

Referente ao que mencionado acima, Heneine ressalta:

Durante a sístole, o sangue é subitamente acelerado em todas as artérias, pela massa sanguínea que é ejetada nos ventrículos. A pressão e velocidade do sangue atingem um nível máximo. Durante a diástole, tanto a pressão como a corrente sanguínea continuam, embora em nível menor (p. 250).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com