TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VYGOTSKY: APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO

Por:   •  15/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

VYGOTSKY: APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO:

UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO

Questões sobre o Capítulo 2: A mediação simbólica

1. O que estamos entendendo por mediação simbólica? Explique.

Entendemos que a mediação é um processo direcionado, e que a mediação simbólica depende da linguagem para ocorrer, sendo então composta pelo sistema simbólico, uma vez que a linguagem é o sistema simbólico básico social de todos os grupos humanos. Compreende então os processos elementares e superiores, ou seja, os reflexos, as ações básicas e as intencionais, bem como os elementos mediadores, que são os instrumentos e os signos. A partir do momento que o sujeito internaliza os instrumentos e os signos, ele desenvolve uma percepção ou habilidades que resultam na capacidade de planejar, imaginar, lembrar, estabelecer comparações etc.

Dessa forma, a mediação simbólica é construída a partir do intermédio de um elemento em uma relação, que deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento, por isso, a relação homem x mundo é sempre intermediada por vários elementos.

2. O que são processos elementares e processos superiores? Explique.

De acordo com Oliveira (2010), a mediação simbólica se dá pelos processos elementares e superiores; os elementares são definidos como os reflexos básicos, como por exemplo, quando um bebê segura o dedo de um adulto, reage a estímulos no pé ou suga o leite; já os superiores, são intencionais, ou seja, tem caráter voluntário, mas precisam ser trabalhados e envolvem os elementos mediadores para que se desenvolvam, como por exemplo: o pensamento, habilidades, raciocínio, emoções etc.

Vele lembrar que os processos elementares têm caráter biológico e os superiores têm caráter social e ambos interagem e se completam.

3. Quais são os elementos mediadores? Explique.

De acordo com as explicações em sala de aula e análise do texto proposto, a “mediação é um processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então de ser direta e passa a ser mediada [...]”, pelos elementos mediadores, que são os instrumentos e os signos. (OLIVEIRA, 2010, p. 28).

Os instrumentos são marcas externas e auxiliares nas tarefas que exigem memória e atenção, ficam entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho; são pois, objetos sociais que mediam a relação entre sujeito e o mundo, ou seja, são auxiliares externos que possibilitam ações concretas. É possível identificar esse processo também nos animais, mas eles não possuem a racionalidade humana, ou seja, não se valem desse processo com objetivos específicos ou planos futuros, assim, diferentemente do homem, os animais não estabelecem relação com o meio e não se englobam no processo histórico-cultural.

Já os signos são “instrumentos psicológicos”, ou seja, são marcas e auxiliares internos que se remetem ao controle dos conceitos abstratos, das ações psicológicas e ao contrário dos instrumentos, auxiliam o lado psicológico e não o concreto. São, portanto, meios auxiliares para solucionar um problema psicológico como lembrar de algo ou alguém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com